Tonicidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Tonicidade é uma propriedade da sílaba tônica, isso é, da sílaba que é pronunciada mais forte em uma palavra. É uma característica dependente de idioma que é estudada pela Prosódia. Dependendo do idioma, a sílaba tônica de uma palavra pode ou não ser marcada com acentos gráficos, de acordo com as regras de acentuação desse idioma.

Tonicidade versos Idiomas[editar | editar código-fonte]

Idiomas como o latim, o alemão, o esperanto, e o francês não utilizam acentuação gráfica para marcar a tonicidade, pois suas regras de pronunciação são regulares. O Inglês também não utiliza acentos. Contudo, em inglês, a tonicidade das palavras é imprevisível.

Já o português e o espanhol utilizam acentos, como por exemplo, lâmpada (português) e lámpara (espanhol).

Sinais Gráficos[editar | editar código-fonte]

Os sinais gráficos utilizados para marcar a tonicidade das palavras variam conforme o idioma estudado. O Português, por exemplo, utiliza o acento agudo (´) e o circunflexo (^). Exemplos:

  • Pároco
  • Crônica

Outro sinal que costuma ser utilizado em diversos idiomas, além dos citados acima, é o acento grave (`), que em Português é utilizado para marcar a crase; Em materiais ou mídias de cursos de aprendizagem de idiomas são utilizados outros sinais e também recursos, como o macro (¯), a braquia (um pequeno semi-círculo semelhante ao "u" sobre a letra), o negrito, o itálico, a cor da letra, o sombreamento, as letras maiúsculas etc.

No alfabeto fonético internacional, produzido pela International Phonetic Association (Associação Fonética Internacional - IPA), a tonicidade é indicada por um apóstrofo (mais precisamente, pelo símbolo de minuto) imediatamente antes da sílaba tônica. Exemplo: ['silɐbɐ].

Poesia[editar | editar código-fonte]

A tonicidade, em geral a da última palavra, é utilizada para terminar a contagem das sílabas, sendo, por isso, importante para a métrica e a versificação