Persépolis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o filme francês de 2007, veja Persepolis (filme).
Persépolis 

Vista aérea das ruínas de Persépolis

Critérios C (i) (iii) (vi)
Referência 114 en fr es
Países Irã Irão
Coordenadas 29° 56' 5" N 29° 52' 53" E
Histórico de inscrição
Inscrição 1979

Nome usado na lista do Património Mundial

Persépolis era a antiga capital do Império Aquemênida, situada a aproximadamente 70 km a nordeste de Xiraz, perto da confluência do rio Pulwar com o rio Kur (Kyrus), atualmente no Irão. Foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1979.

A partir de 522 a.C., foi a capital Império Aquemênida, que na Antiguidade dominou a região do Oriente Médio. Quando Alexandre, o Grande da Macedônia invadiu o Império Aquemênida, permaneceu algum tempo na capital imperial. Um incêndio no palácio oriental de Xerxes se alastrou por toda a cidade, destruindo-a parcialmente. Há duas hipóteses sobre a origem do incêndio: uma vingança de Alexandre pelo incêndio da Acrópole, ordenado por Xerxes durante a segunda guerra greco-pérsica, ou um acidente provocado por Alexandre e seus generais durante uma bebedeira.

Em 1931, foram encontradas ruínas de um enorme palácio. Especialistas dizem que ele tinha uma avançada arquitetura. Devido a esta descoberta Persépolis passou a ser um importante sítio arqueológico do Império Aquemênida, onde foi encontrada uma enorme variedade de artefactos, principalmente em cerâmica e grandiosas ruínas.

Ver também

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Persépolis
Ícone de esboço Este artigo sobre arqueologia ou arqueólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.