Picander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Christian Friedrich Henrici (Stolpen, perto de Dresden, 14 de janeiro 1700Leipzig, 10 de maio de 1764), mais conhecido sob o pseudônimo de Picandro ou Picander, foi um poeta alemão e o libretista de muitas das cantatas de Johann Sebastian Bach, escritas em Leipzig.

Henrici estudou Direito em Wittenberg e Lipsia e possivelmente exercia a advocacia ou ensinava o Direito, enquanto sua atividade como poeta era um ofício à parte. Começou a escrever versos satíricos, poemas para aniversários, casamentos e nascimentos, como estava em moda naquela época. Johann Christoph Gottsched o definiu como Hungerdichter, um poeta da fome.

O prefácio de um dos seus volumes de poesia indicava que o volume inteiro foi musicado por Bach em 1729, se bem que apenas nove das cantatas baseadas naquele livro em particular têm sido apresentadas nos dias de hoje. A partir do momento em que muitas obras importantes de Bach, em particular a Cantata do Café (BWV 211) e a Paixão segundo São Mateus (BWV 244), utilizam os libretos de Henrici, isto poderá significar a perda de grande parte das composições de Bach.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.