Pierre de Brantôme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Pierre de Brantôme
Pierre de Brantôme

Pierre de Bourdeille (ca. 1540 - 1614), senhor de Brantôme, mais conhecido por Pierre de Brantôme, foi um aventureiro e escritor francês, conhecido pelas suas aventuras amorosas e pelo seu gosto pelo risco.

Pierre de Brantôme é por vezes intitulado abade de Brantôme. Tal título deriva não de qualquer função religiosa mas simplesmente por ter sido senhor e proprietário da abadia de Brantôme.

De formação militar, participou nas batalhas de Deux, de Meaux e de Saint-Denis que opuseram os protestantes aos católicos. Terminou a sua carreira militar em 1574, mantendo contudo o gosto pela aventura e acompanhando as lutas que se seguiram integrado no séquito de Filippo Strozzi, de quem era íntimo.

Permanentemente envolvido em intrigas amorosas, foi parte em duelos, rivalidades e mesmo alguns assassinatos. Manteve relacionamentos amorosos com algumas das damas mais importantes da corte, falando-se em intimidade com a rainha-mãe Catarina de Médicis, de que foi protegido.

Acompanhou Filippo Strozzi na sua expedição aos Açores, tendo assistido à batalha naval de Vila Franca do Campo, que relatou nos seus escritos.

Considerado um escritor ligeiro pela sua recolha Les dames galantes, foi também autor de crónicas, relatos de viagens e de batalhas. Também escreveu algumas biografias. Um traço comum da sua obra é a sua atracção pelas mulheres, as quais descreve apaixonadamente. Entre as figuras femininas referidas estão as rainhas Margarida de Valois (a inspiradora rainha Margot) e Catarina de Médicis. As suas obras apenas foram publicadas postumamente.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Œuvres Du Seigneur De Brantome. Nouvelle édition, considerablement augmentée, revue, accompagnée de Remarques historiques & critiques, & distribuée dans un meilleur ordre. Londres, Aux dépens du Libraire, 1779
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.