Pitheciinae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPitheciinae[1]
Pithecia pithecia

Pithecia pithecia
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Pitheciidae
Subfamília: Pitheciinae
Mivart, 1865
Gêneros
Pithecia

Chiropotes
Cacajao

Pitheciinae é uma subfamília de Pitheciidae. Contém três gênero e 14 espécies. Pithecíneos habitam floresta do norte e centro da América do Sul, a leste dos Andes.

São primatas de pequeno a médio porte, com uma densa pelagem que varia de coloração entre as espécies indo desde preto e cinzento, até marrom e branco. Partes da cabeça podem ser desprovidas de pelos. A cauda, que não é usada para agarra mas sim para equilíbrio, também possui longos pelos, embora a cauda dos uacaris sejam mais curta.

São diurnos e arborícolas. São bons escaladores e passam a maior parte do tempo em cima das árvores. Vivem em grupos pequenos ou em grupos com até mais de 50 animais. Se comunicam com uma variedade grande de sons, como longos choros e piados parecidos com de pássaros.

São geralmente onívoros, e os principais itens da dieta são frutos e insetos. Geralmente parem um filhote de cada vez, após 5 ou 6 meses de getação. Alcançam a maturidade sexual ao redor de 3 a 4 anos e podem viver até 15 anos de idade.

Taxonomia e evolução[editar | editar código-fonte]

Nota de rodapé[editar | editar código-fonte]

  1. a b Espécies descritas recentemente a partir de Cacajao melanocephalus.[2]

Referências

  1. Groves, C.. In: Wilson, D. E., and Reeder, D. M. (eds). Mammal Species of the World. 3rd edition ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 16 de novembro de 2005. Capítulo: Order Primates. , 146–148 p. ISBN 0-801-88221-4 OCLC 62265494
  2. Boubli, J. P., M. N. F. Da Silva, M. V. Amado, T. Hrbek, F. B. Pontual, and I. P. Farias. (2008). "A taxonomic reassessment of black uakari monkeys, Cacajao melanocephalus group, Humboldt (1811), with the description of two new species". International Journal of Primatology 29: 723–749. DOI:10.1007/s10764-008-9248-7.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pitheciinae
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Novo Mundo, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.