Pitiú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPitiú
Iaçá, Pitiú (Podocnemis sextuberculata) - Filhote.jpg

Estado de conservação
Status iucn2.3 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudinata
Família: Podocnemididae
Género: Podocnemis
Espécie: P. sextuberculata
Nome binomial
Podocnemis sextuberculata
Cornalia, 1849

Pitiú ou iaçá (Podocnemis sextuberculata) é um cágado da família Podocnemididae, que habita o Brasil, Colômbia e Peru. No Brasil, a pitiú pode ser encontrada nos rios Solimões, Amazonas e Branco.

A fêmea distingue-se pelas manchas amarelas e pelos dois barbelos debaixo das mandíbulas. Os machos são em média menores que as fêmeas. A carapaça tem cor marrom, clara a escura. O plastrão dos juvenis apresenta seis tubérculos, que dão o nome específico à espécie sextuberculata. Cada postura contém em média 20 a 25 ovos de casca mole 1 .

A pitiú é uma espécie muito apreciada na gastronomia da sua região, muito embora se encontre no ANEXO II da Convenção CITES, assinada por mais de 120 países. Encontra-se hoje em dia vulnerável a extinção2 .

Referências

  1. [1]
  2. (em inglês) Tortoise & Freshwater Turtle Specialist Group (1996). Podocnemis sextuberculata. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 14 de Outubro de 2007.
Ícone de esboço Este artigo sobre tartarugas, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.