Podocnemis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Podocnemis
Podocnemis unifilis
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Subordem: Pleurodira
Família: Podocnemididae
Gênero: Podocnemis
Wagler, 1830

Podocnemis é um dos três gêneros de tartarugas de água doce, da família Podocnemididae. São encontrados nas bacias hidrográficas da América do Sul, consistindo em seis espécies de água doce distribuídas na região tropical deste continente.[1] Há também outras três espécies extintas com registros fosseis.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome do gênero Podocnemis tem sua origem do grego antigo, vindo da junção de duas palavras, "Podós", que significa pés, e “knemís”, que significava greva, uma espécie de armadura que cobria as pernas.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Imagem Nome científico Nome comum Descrição Distribuição
Podocnemis erythrocephala
(Spix, 1824)
Irapuca[2] Cágados de entre 14 a 32cm de comprimento de carapaça, podendo pesar entre 3 e 4kg. Tem como característica principal as manchas vermelhas na cabeça, daí seu nome científico "erythrocephala" que significa "cabeça vermelha". Encontrado no sul da Venezuela, no leste da Colômbia e norte do Brasil (neste último, principalmente na bacia do Rio Negro).
Podocnemis expansa
(Schweigger, 1812)
Tartaruga-da-amazônia[2] Pode ultrapassar os 80cm de comprimento e pesar mais de 60kg. É encontrado ao norte da América do Sul, nas bacias amazônica e dos rios Amazonas, Araguaia, Tocantins e Branco.
Podocnemis lewyana
A.H.A. Duméril, 1852
Arapuça O casco alcança até 44cm de comprimento, apresentando castanho-acinzentado. É encontrado na Colômbia.
Podocnemis sextuberculata
Cornalia, 1849
Pitiú[2] Seu comprimento de carapaça pode ultrapassar os 30cm e seu peso entre 3 e 4kg. É encontrado em rios de águas barrentas (Solimões, Amazonas e Purús) e também de águas brancas (Branco, Xingú, Tapajós e Trombetas) do Brasil, Bolívia, Peru e Colômbia.
Podocnemis unifilis
Troschel, 1848
Tracajá[2] Este quelônio pode chegar a mais de 60cm de comprimento, chegando a pesar cerca de 9kg. Encontrado no Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Venezuela e nas Guianas. No Brasil sua ocorrência se dá em rios das regiões norte e centro-oeste.
Podocnemis vogli
L. Müller, 1935
Tartaruga-da-savana Pode atingir até entre 30 e 50cm de comprimento; Seu casco tem cor marrom-oliva com bordas amareladas; Partes da Venezuela e da Colômbia.

Espécies com registros fósseis:

Referências

  1. Pantoja Lima, Jackson (1 de fevereiro de 2007). «Aspectos da ecologia reprodutiva de Podocnemis expansa, Podocnemis sextuberculata e Podocnemis unifilis (Testudines , Podocnemididae) na Reserva Biológica do Abufari, Amazonas, Brasil.» (PDF). Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Consultado em 22 de setembro de 2020 
  2. a b c d «Espécies manejadas». IBAMA. 10 de janeiro de 2017. Consultado em 2 de maio de 2023 
  3. a b Wood RC (1997). "Turtles". In: Kay RF, Madden RH, Cifelli RL, Flynn JJ (editors). Vertebrate Paleontology in the Neotropics. The Miocene Fauna of La Venta, Colombia. Washington, District of Columbia: Smithsonian Institution Press.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Podocnemis