PlayOnLinux

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
PlayOnLinux
Interface do Play on Linux
Desenvolvedor Quantin PÂRIS e Aymeric PETIT
Versão estável 4.2.4 (14 de julho de 2014; há 9 anos)
Escrito em Python (wxPython)
Sistema operacional Linux
Gênero(s) Camada de compatibilidade
Licença GPL/LGPL
Página oficial www.playonlinux.com

PlayOnLinux (em português: "Jogue No Linux") é um front-end gráfico para a camada de compatibilidade de software do Wine e que possibilita que usuários do Linux instalem jogos eletrônicos baseados no Windows, bem como muitos outros aplicativos como o iTunes da Apple, Safari, Microsoft Office (2000 a 2010), Microsoft Internet Explorer[1][2] etc.

O sistema fornece scripts shell empacotadores que especificam a configuração do Wine necessária para instalar e executar um aplicativo específico.

Ele utiliza um banco de dados de scripts online para aplicar a diferentes aplicativos que necessitam de coniguração especial. Se o jogo não estiver no banco de dados, uma instalação manual pode ser realizada. Programas podem ser instalados e cada um é colocado em um recipiente, ou container (WINEPREFIX), diferente para prevenir interferências de um com outros. Isso proporciona isolamento muito semelhante com a forma que os frascos do CrossOver trabalham. Desta forma, os aplicativos podem usar versões e configurações diferentes do Wine conforme apropriado. A instalação dos aplicativos é gerenciada pelo software do PlayOnLinux propriamente dito, sem a necessidade de instalar o Wine separadamente.

O programa também permite que o usuário crie partições virtuais, nas quais programas específico podem ser instalados com diferentes versões e programas do Wine, similar a um computador multi-boot.

O PlayOnLinux é desenvolvido usando uma combinação do Bash, Python e wxPython.

Referências

  1. «Play on Linux». Play on Linux. Consultado em 27 de abril de 2010 
  2. Lifehacker: PlayOnLinux Installs Windows Games and Programs on Linux Hassle-Free Accessed:4/23/2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.