Ponta do Garajau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponta do Garajau
Ponta do Garajau
Ponta do Garajau vista do mar
País Portugal Portugal
Região Região Autónoma da Madeira
Local Concelho de Santa Cruz
Mar(es) Oceano Atlântico
Coordenadas 32° 38' 12.8" N 16° 51' 1" O
Ponta do Garajau está localizado em: Madeira
Ponta do Garajau
Localização da Ponta do Garajau na Região Autónoma da Madeira

A Ponta do Garajau é um promontório situado na costa sul da ilha da Madeira,[1] na freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz, a cerca de 8 km a leste do centro da cidade do Funchal.[2] Aquela ponta marca o extremo leste da "baía do Funchal", oferecendo vistas panorâmicas de uma grande beleza cénica.[3][4]

A Ponta do Garajau é conhecida pelo Cristo Rei da Ponta do Garajau, uma estátua do Cristo Rei, voltada para o mar e de braços abertos que a encima, monumento que constitui uma das mais conhecidas marcas arquitetónicas da costa sul madeirense.

A Ponta, conhecida dos britânicos por Brazen Head, serviu até à década de 1770 para o lançamento ao mar dos restos mortais dos residentes britânicos e de outras nacionalidade que não eram católicos romanos e faleciam na ilha. Apenas naquela década foi construído um cemitério protestante britânico, cessando aquele costume.[5]

Na parte alta do promontório existiu um posto de vigia destinado a localizar baleias e cachalotes para baleação e na sua base, no sítio designado por Calhau do Garajau funcionou uma estação baleeira, com traiois destinados a aproveitar a gordura dos animais que eram caçados e rebocados para o local.

Hoje o local é coroado por um trilho pedonal e miradouro, sendo um dos mais interessantes pontos turísticos da ilha e um excelente local para observar aves marinhas. A Ponta está ligada à Praia do Garajau, situada numa pequena fajã existente na sua base leste, por um teleférico denominado Teleférico do Garajau (com 0,4 km de extensão).

Notas