Portal:Aviação/Artigo bom/Arquivo/Comando da Área do Sul da RAAF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Comodoro do ar Wrigley, comandante inaugural do Comando da Área do Sul, março de 1940

O Comando da Área do Sul foi um de vários comandos geográficos criados pela Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formado em Março de 1940, e inicialmente controlava as unidades da RAAF em Vitória, Tasmânia, Austrália Meridional e da zona sul de Nova Gales do Sul. Com quartel-general em Melbourne, o comando era responsável pela defesa aérea, reconhecimento aéreo e protecção da orla costeira dentro das suas fronteiras. A partir da 1942 as suas responsabilidades deixaram de se fazer cumprir na zona sul de Nova Gales do Sul.

O comando continuou a operar após o cessar das hostilidades, tornando-se num centro de unidades de treino; mais tarde, em Outubro de 1953, seria re-formado como o Comando de Treino, sob o novo sistema de comando e controlo funcional.

História
Segunda Guerra Mundial
Antes da Segunda Guerra Mundial, a Real Força Aérea Australiana era pequena o suficiente para que todos os seus elementos e unidades estivessem directamente subordinados ao Quartel-general da RAAF em Melbourne. Depois do despoletar da guerra em Setembro de 1939, a RAAF começou a descentralizar a sua estrutura de comando, dada a expectativa do aumento do número de unidades e efectivos. A sua primeira jogada nesta direcção foi através da criação do Grupo N.º 1 e N.º 2 para controlar as unidades aéreas em Vitória e Nova Gales do Sul, respectivamente. Então, entre Março de 1940 e Maio de 1941, a RAAF dividiu a Austrália e a Nova Guiné em quatro zonas de comando e controlo baseadas na geografia: o Comando da Área Central, o Comando da Área do Sul, o Comando da Área Ocidental, e o Comando da Área do Norte. A missão de cada um dos comandos era a defesa aérea, a protecção da orla costeira e o reconhecimento aéreo. Cada um deles era chefiado por um Oficial Aéreo Comandante (AOC), responsável pela administração e pelas operações de todas as bases aéreas e unidades dentro das suas fronteiras.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter