Portal:Marinha do Brasil/Artigo em Destaque/Arquivo/Lista de navios da Marinha do Brasil com o nome Tamandaré

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

Ao longo dos dois séculos de história da Marinha do Brasil, três navios foram nomeados com o nome de Tamandaré. Estas nomeações foram feitas em honra ao patrono da marinha brasileira, Joaquim Marques Lisboa, também conhecido por Tamandaré.

Joaquim Marques Lisboa foi um militar da Armada Imperial Brasileira, onde atingiu o posto de Almirante; é aclamado como patrono da Marinha do Brasil. Com uma carreira de quase seis décadas ao serviço da marinha, participou nos maiores e mais importantes conflitos que envolveram o Brasil no século XIX, como a Guerra da Independência do Brasil, a Guerra da Cisplatina, a Guerra dos Farrapos, a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai. Destacou-se também pelos seus feitos notáveis durante a sua carreira e foi considerado herói em diversas ocasiões.

O primeiro navio foi o Encouraçado Tamandaré, construído no Brasil e incorporado na Armada Imperial em 1865. Vinte e seis anos mais tarde, em 1891, a marinha brasileira incorporou o Cruzador Protegido Almirante Tamandaré, o maior navio de guerra construído no Brasil até aos dias de hoje, com 4500 toneladas. Décadas mais tarde, já depois da Segunda Guerra Mundial, a marinha incorporou o Cruzador Ligeiro Tamandaré, um navio transferido dos Estados Unidos para a marinha brasileira em 1951.

Actualmente, encontra-se em construção a Classe Tamandaré, que tem previsto para 2024 o lançamento do primeiro navio da classe, a fragata Tamandaré. (leia mais...)

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter