Portal:Marinha do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Portal da Marinha do Brasil Força-tarefa Estatísticas 
Bem vindos ao
Portal da Marinha do Brasil

Este portal é parte integrante do Projeto Naval e de sua Força-tarefa.

707+ artigos da Marinha do Brasil em português
2900+ imagens cedidas pela Marinha do Brasil
Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
Tamandaré em 1873

Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré (Rio Grande, 13 de dezembro de 1807Rio de Janeiro, 20 de março de 1897) foi um militar da Armada Imperial Brasileira, onde atingiu o posto de Almirante. Ao longo da sua carreira, que durou quase 60 anos, participou na Guerra da Independência do Brasil, nos conflitos internos subsequentes no Período Regencial, e mais tarde nas guerras do Prata e do Paraguai. Pelos serviços prestados à sua pátria, foi feito Marquês e, mais tarde, foi escolhido como Patrono da Marinha do Brasil. Seu nome se encontra no Livro dos Heróis da Pátria.

Voluntário desde os 15 anos, Tamandaré destacou-se desde jovem pelos seus feitos notáveis. Numa ocasião salvou prisioneiros brasileiros do cativeiro argentino, tomando com eles o navio inimigo que os transportava; participou em vários combates no mar e portou-se como cavalheiro nas vitórias; realizou dois salvamentos importantes, o de tripulantes e passageiros do navio Ocean Monarch (que se incendiara) e o da nau Vasco da Gama, desarvorada numa tempestade na entrada da barra do Rio de Janeiro (leia mais...)

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter

A Marinha do Brasil (MB) é um dos três ramos das Forças Armadas do Brasil, sendo responsável por conduzir operações navais.

Composta por mais de 80 mil marinheiros e quase 100 embarcações, é a mais antiga das Forças Armadas brasileiras, a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior do continente americano, depois da Marinha dos Estados Unidos. O seu patrono é o Marquês de Tamandaré.

Com as suas origens na Marinha Portuguesa, a Armada Imperial Brasileira esteve envolvida na guerra de independência do Brasil e nas décadas iniciais do Império do Brasil manteve uma grande força naval. Lutou pelos interesses brasileiros em diversos conflitos regionais como a Guerra Cisplatina, nos conflitos da Bacia do Prata, na Guerra do Paraguai, e a nível mundial participou na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial.

Atualmente almeja renovar e modernizar os seus meios e mesmo construir um submarino de propulsão nuclear, de modo a defender a Amazônia Azul e os interesses do país. O seu Navio Capitânia é NAM Atlântico, e o seu Comandante o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.


Artigo bom Imagem em destaqueVE
Representação artística da fragata Dom Afonso, por volta de 1850.

O Dom Afonso foi uma fragata que serviu a Armada Imperial Brasileira, sendo o primeiro navio a vapor a prestar serviço nesta marinha. Foi construído na Inglaterra sob supervisão do Chefe-de-Esquadra John Pascoe Grenfell e foi batizado com o nome Dom Afonso em homenagem a D. Afonso, Príncipe Imperial, filho do imperador D. Pedro II do Brasil e da imperatriz D. Teresa Cristina.

O primeiro comandante foi o então Capitão de Fragata Joaquim Marques Lisboa. A fragata participou do salvamento do navio norte-americano Ocean Monarch e do português Vasco da Gama. Também tomou parte na repressão à revolucionários republicanos e à traficantes clandestinos de escravos. O navio compôs a esquadra que forçou com sucesso a Passagem de Tonelero, na Argentina, em 1851. Em 9 de janeiro de 1853, durante um temporal, naufragou a noroeste de Cabo Frio, perecendo três marinheiros. (leia mais...)

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter


Ver no Commons
Embarcações da Marinha do Brasil
Créditos: Autor: Marinha do Brasil

Embarcações da Marinha do Brasil a navegarem em formação durante o Aspirantex 2020

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter
Índice geralImagens da Marinha do Brasil no Commons
27 de abril na Marinha do BrasilVE Eventos atuaisVE
Drone ScanEagle, semelhante ao que será utilizado pela Marinha.
  • No dia 27 de março de 2024, é lançado o S Tonelero (S-42).
  • No dia 12 de janeiro de 2024, é comissionado o S Humaitá (S-41).
  • No dia 4 de outubro de 2023, a primeira chapa do SN Álvaro Alberto (SN-10) é cortada.
  • No dia 6 de novembro de 2022 o navio mais antigo da Marinha do Brasil em serviço, Monitor Parnaíba, completou 85 anos.
  • No dia 1 de setembro de 2022 foi comissionado o primeiro submarino construído pelo PROSUB, o S Riachuelo (S-40).
  • No dia 8 de julho de 2022 foi anunciado pela Marinha a criação do primeiro esquadrão de drones do país (EsqdQE-1).



Sabia que...VE Categorias
Rebocador Laurindo Pitta em 2009.

... com mais de 110 anos de serviço, o rebocador Laurindo Pitta é o navio mais antigo da Marinha do Brasil ainda em atividade? Fontes:Cesar, William Carmo (2011). «Navios Inesquecíveis» (PDF). Revista de Villegagnon: 78. Consultado em 29 de novembro de 2021 

... o cruzador Almirante Tamandaré, lançado no final do século XIX, é até hoje o maior navio de guerra construído no Brasil? Fontes:Brasiliana Fotográfica

... a Revista Marítima Brasileira (RMB) é a revista marítima mais antiga do mundo em atividade? Fontes:A Revista Marinha do Brasil

... a Marinha do Brasil é a maior da América do Sul e da América Latina e a segunda maior do continente americano, depois da Marinha dos Estados Unidos? Fontes: Venezuela owns Latin America's fifth largest Armed Force - El Universal., COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE - Grêmio da Marinha - cmbh.eb.mil.br

Colabore
Colabore!
Colabore!
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Marinha do Brasil na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte do Projeto Naval e da Força-tarefa da Marinha do Brasil


Veja também


Portais e projetos relacionados
Marinha do Brasil em outros projetos Wikimedia