Portal:São Mateus (Espírito Santo)/Banco de destaques/4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Interior da Igreja Velha

A Igreja Velha é um patrimônio histórico da cidade de São Mateus. A Igreja Velha foi projetada a mando dos Jesuítas para ser a maior igreja do município. A verba empregada seria de cunho municipal. O inicio da sua construção é do início do século XIX. Seu projeto grandioso fez com que os vereadores encerrassem as obras no dia 6 de agosto de 1853. Segundo a Ata da Câmara Municipal que da fim a sua construção, a igreja Matriz da Praça do Campo, como era conhecida na época, demandava mais de 40 contos de réis e aproximadamente 50 anos para a conclusão, enquanto que a Igreja Matriz da Praça de São Mateus, que já se encontrava com as obras adiantadas, demandaria não mais de 8 contos de réis para a conclusão.

A alvenaria utilizada foi de pedras e uma argamassa feita de óleo de baleia e cal. As pedras utilizadas vinham nos lastros dos navios que atracavam no Porto de São Mateus. Já a cal era retirada dos sambaquis, que eram facilmente encontrados na região de Barra Nova. Muitas dessas pedras dos alicerces da igreja Velha foram utilizadas pelos moradores para a construção de edificações no município.

Encontra-se no centro da cidade e é um dos principais cartões postais de São Mateus. Segundo os Moradores mais antigos, a igreja seria dedicada a São Brás.

Leia o artigo completo...