Pró-convertase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal A Wikipédia possui o portal:

As pró-convertases são um dos sete membros da família das endoproteases, que ativam proteínas por clivagem. A expressão de pró-convertases varia muito, e todas as células expressam mais de um tipo delas.

As pró-convertases agem em vários substratos como: neuropeptídeos, hormônios peptídeos, fatores de crescimento e diferenciação, receptores, enzimas, moléculas de adesão, fatores de coagulação sanguínea, proteínas do plasma, proteínas das cápsulas virais e toxinas bacterianas.

Elas agem clivando o carboxi-terminal de um aminoácido básico dentro de uma seqüência característica: Arg/Lis/His/X/X/Lis/Arg/Arg, onde X pode ser um aminoácido diferente da cisteína.

Outros dois tipos de pró-convertases são encontrados, o SKI-1 (subtilisin kexin isozyme 1) ou S1P (site 1 protease), e NARC-1 (neural apoptosis regulated convertases), que clivam o terminal carboxílico de aminoácidos não básicos.

Numerosos estudos revelaram vários papéis funcionais das pró-convertases em doenças como tumores, diabetes mellitus, infecções e doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre enzimas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.