Pró-renina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A pró-renina é uma proteína precursora da renina. Faz parte do sistema renina-angiotensina.

Pró-renina, prorrenina ou (pró)renina[editar | editar código-fonte]

Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa,[1] o prefixo pró é separado por hífen quando o segundo elemento tem vida a parte. Desta forma a grafia correta deve ser pró-renina. O termo (pró)renina é utilizado para caracterizar o receptor (pro)renina, mas por que este receptor é ativado tanto pela pró-renina como pela renina. Ao invés de ser chamado Receptor da renina e da pró-renina, usa-se o termo Receptor (Pro)renina.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A renina tem uma estrutura bilobada,[2] com cada lobo contribuindo com um de dois resíduos essenciais de aspartato no sítio catalítico. A pró-renina tem ainda um sequencia peptídica amino-terminal com 43 aminoácidos que recobre o este sítio, tornando a mólecula inativa.

Fisiologia[editar | editar código-fonte]

A ação enzimatica da pró-renina livre equivale a 3% da ação da renina, na formação de angiotensina I. Os níveis basais de pró-renina circulante são da ordem de 10 pmol/L, cerca de 10 vezes os níveis de renina circulante.

Ativação[editar | editar código-fonte]

A ativação enzimática da pró-renina (capacitação para gerar angiotensina I) pode se dar de duas formas.[3]

  1. Enzimática - retirada irreversível do segmento "pré" de 43 aminoácidos, gerando a renina.
  2. Não Enzimática - desdobramento reversível do segmento pré. Depende de ph e temperatura, sendo progressivamente maior com diminuição do ph e da temperatura. Em condições fisiológicas (ph neutro e temperatura em torno de 37 graus C) cerca de 2% da pró-renina se encontra ativada (desdobrada).

Referências

  1. «Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, v. Anexo I, Base XVI, Item 1. f.» (PDF) 
  2. Campbell D J (2008). «Critical Review of Prorenin and (Pro)renin Receptor Research». Hypertension. 51: 159–1264. doi:10.1161/HYPERTENSIONAHA.108.110924 
  3. Nguyen G (2008). «Prorenin and (pro)renin receptor: a review of available data from in vitro studies and experimental models in rodents». Exp Physiol. 93 (5): 557–563. doi:10.1113/expphysiol.2007.040030 
Ícone de esboço Este artigo sobre Fisiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.