Prensa mecânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Prensa chinesa para fabricação de canivetes e facas

Prensa mecânica é um equipamento utilizado na área industrial ou em oficinas de manutenção em geral.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Dependendo da matriz, que é acoplada na prensa, pode ser feito estampo, corte e furos, simultaneamente ou não. Este tipo de máquina é amplamente utilizado no ramo da metalurgia. Presas mecânicas são usadas na conformação e corte e de materiais diversos. 1

É uma máquina que basicamente comprimi (prensa) uma matriz contra o materia a ser moldado ou cortado através de movimento de rotação total ou parcial. Pode ser movido pneumaticamente, com motor elétrico ou mecânico através de uma biela.

A força gerada pelas prensas variam ao longo de seu percurso em função do ângulo de aplicação da força. Quanto mais próximo do ponto de impacto, maior será o torque. Como padrão aceito pelos fabricantes, as prensas possuem o ponto de força a cerca de 30 graus nas prensas de redução por engrenagem e em 20 graus nas de volante direto.


Segurança[editar | editar código-fonte]

Atualmente, em diversos países, as prensas de revolução completa (também conhecida como embreagem mecância ou de chaveta) estão proibidas conforme as legislações vigentes. Na Europa, a norma que rege estas prensas é a EN-692:2005 (Na Espanha UNE-EN692:2006 +A1:2009).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Mecânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.