Principado de Kiev

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rus' de Kiev
Early Rus.png
 
Gokturkut.png
880 – século XII Pogon White Ruthenia.png
 
Nowogród.svg
 
Coat of arms of Russia (XV Century).svg

Bandeira de Principado de Kiev

Bandeira

Localização de Principado de Kiev
Rus' Kievana Por Volta de 1015
Continente Eurásia
País Ucrânia, Bielorrússia e Rússia
Capital Kiev
Religião Cristão ortodoxo
Governo Monarquia
História
 • 880 Fundação
 • século XII Dissolução
Moeda Grívnia

Principado de Kiev ou de Quieve, também conhecido como Rus' de Kiev ou Rus' Kievana, foi um Estado eslavo oriental localizado principalmente na planície ucraniana (na atualidade é território da Ucrânia), de aproximadamente 880 até meados do século XII. A capital dele foi a cidade de Kiev (agora é capital da Ucrânia moderna). Do ponto de vista historiográfico, a Rus' Kievana é considerada o estado predecessor de três nações eslavas orientais modernas: Ucrânia, Bielorrússia e Rússia. Os reinados de Vladimir o Grande (980-1015) e seu filho Jaroslau I, o Sábio (1019-1054) constituem o apogeu de Kiev, aonde a fé cristã ortodoxa foi aceita pelos eslavos e foi criado o primeiro código legal eslavo oriental, o Russkaya Pravda.

Primórdios do Principado de Kiev[editar | editar código-fonte]

Segundo a Crónica de Nestor, a mais antiga crônica da Rus' Kievana, um varegue (viking sueco) chamado Rurik primeiro estabeleceu-se em Novgorod, tendo sido selecionado como governante comum por muitas tribos eslavas e finensas) em aproximadamente 860, antes de se mover para sul e estender sua autoridade a Kiev. A crônica o cita como o progenitor da Dinastia Ryurikida.

Estes varegues primeiro se estabeleceram no lago Ladoga, em seguida se movendo ao sul para Novgorod eventualmente alcançando Kiev, e finalmente pondo fim ao pagamento de tributos de Kiev aos cazares. A dita Rus' Kievana foi fundada pelo príncipe Oleg (Helgu nos registros cazares) em aproximadamente 880. Durante os 35 anos seguintes, Oleg e seus guerreiros submeteram as várias tribos eslavas orientais e finesas. Em 907, Oleg liderou um ataque contra Constantinopla e em 911 assinou um acordo comercial com o Império Bizantino como um parceiro equivalente. O novo estado kievano prosperou por que controlava as rotas de comércio do mar Báltico ao mar Negro e ao Oriente e por que tinha um abundante suprimento de peles, cera de abelha e mel para exportar. Tendo em consideração o preconceito pró-escandinavo da antiga crônica eslava, alguns historiadores eslavos têm debatido o papel dos varegues no estabelecimento da Rus Kievana. Durante o reinado de Sviatoslav (945-972), os governantes kievanos adotaram nomes e a religião eslavas, porém sua drujina ainda consistia principalmente de escandinavos. As conquistas militares de Sviatoslav são impressionantes, tendo destruído, com seus ataques, o Império Búlgaro e o Império Cazar.

Fragmentação e declínio[editar | editar código-fonte]

A gradual desintegração do Rus' de Kiev começou no século XI, depois da morte de Yaroslav, o Sábio. A posição do grande príncipe de Kiev foi enfraquecendo pelo crescente poder político dos clãs regionais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.