Província Autônoma de Kosovo e Metohija

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Autonomna Pokrajina Kosovo i Metohija
Аутономна Покрајина Косово и Метохиja

Provincia Autônoma de Kosovo e Metohija

Região autônoma da República Federal da Sérvia membro da República Socialista Federal da Iugoslávia de 1990 a 1992, da República Federal da Iugoslávia de 1992 a 2003, da Sérvia e Montenegro de 2003 a 2006 e da Sérvia de 2006.

Flag of SFR Yugoslavia.svg
1990 – 1999 Flag of the United Nations.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Lema nacional
n/d
Localização de Kosovo
Continente Europa
Capital Pristina
Língua oficial Albanês e sérvio
Governo Não especificado
História
 • 1990 Fundação
 • 10 de junho de 1999 de {{{ano_evento1}}} Missão das Nações Unidas
 • 17 de fevereiro de 2008 de {{{ano_evento2}}} independência de facto
 • 1999 Dissolução

A Província Autônoma de Kosovo e Metohija compõe o território do Kosovo na República da Sérvia. De abril de 1992, a própria Sérvia fazia parte integrante da República Federal da Iugoslávia. Durante este período, a região foi reconhecida pela maioria albanesa -, bem como a República da Albânia - como a República de Kosovo independente.

Esta província foi criada pela Revolução Antiburocrática do governo de Slobodan Milosevic e a redução dos poderes adicionais da Província Socialista Autónoma do Kosovo em 1990, efetivamente um retorno ao status de pré-1974 de Kosovo e Metohija como quando a Constituição foi modificada pela última revisão em 1971. Em 1990, era uma parte autônoma da República Socialista da Sérvia dentro da grande República Socialista Federativa da Iugoslávia e em 1992 as condições tinham mudado, onde permaneceu uma parte autônoma da nova República da Sérvia na menor República Federal da Iugoslávia. Depois de 1999, passou ser administrada pela Organização das Nações Unidas (ONU), sob um estatuto especial após a Guerra do Kosovo, assim, a Sérvia e o governo iugoslavo não exerceram de facto o controle sobre o território e, em 2008 a República de Kosovo foi declarada unilateralmente. A República da Sérvia não reconhece Kosovo como Estado independente, e mantém um aparato administrativo para a província autônoma.

Ver Também[editar | editar código-fonte]