Quando o Telefone Toca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quando o Telefone Toca
Informação geral
Formato didático
Duração 90 minutos
Criador(es) Chuck Thomas, Debbie King, Simone Thorogood
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 2
Produção
Diretor(es) Frederico Ferreira de Almeida
Apresentador(es) Vanessa Palma, Patrícia Henrique, Raquel Henriques, Iva Lamarão
Transmissão original 20 de Agosto de 2007 – 13 de Agosto de 2008
Ligações externas
[www.sic.pt/qtt Site oficial]


Quando o Telefone Toca foi um call-tv das madrugadas da SIC, apresentado por Vanessa Palma, Patrícia Henrique, Raquel Henriques e Iva Lamarão. O principal objectivo do programa é dar prémios em dinheiro, mas para isso, o telespectador terá de ligar para um número de telefone (custos: 0,720€[1]) e jogar os passatempos que diariamente são oferecidos. O formato é a adaptação de um programa original do Reino Unido, testado em países como a Austrália, Colômbia, França e Polónia. A produção está a cargo da FremantleMedia.

História[editar | editar código-fonte]

A SIC, terá adquirido os direitos do formato, muito provavelmente, porque na altura existia na TVI um programa semelhante denominado "Toca a Ganhar". Para fazer frente, Francisco Penim (director de programas da SIC) criou o Quando o Telefone Toca.[2] Nos primeiros meses, apesar de Patrícia Henrique já estar anunciada, apenas Vanessa Palma e Quimbé faziam a apresentação do programa. E aí, as audiências não eram as melhores. Lentamente foram subindo, destronando o "Toca a Ganhar". Patrícia Henrique entrara justamente nessa altura. A partir desse momento, não se saberia mais quem apresentava o programa, pois o trio faz o directo em sistema de rotatividade, coisa que se mantém até aos dias de hoje. Com o fim do concorrente "Toca a Ganhar", a TVI prontamente adaptou um formato internacional, dando-lhe o nome Sempre a Somar. Mas mesmo assim, Quando o Telefone Toca lidera.

As emissões terminam no dia 13 de Agosto de 2008, sendo substituído pelo Todos em Linha. Em relação ao programa antecessor, tinha algumas diferenças, destacando-se o cenário diferente, as cores do grafismo, dominando o violeta e o laranja, algumas músicas, a saída de Quimbé e a entrada de Raquel Henriques. No final de Março, Nuno Santos, director de programas da SIC, decide acabar com o call-show, por causa das baixas audiências nesse horário, deixando uma lacuna nesse horário, sendo substituído temporariamente pela série portuguesa 7 vidas. A 8 de Abril de 2009 é retomado o call-show Quando o Telefone Toca, a pedido de muitas famílias, que achavam o Todos em Linha um formato aborrecido e muito triste. Com a retoma do Quando o Telefone Toca, Raquel Henriques, Iva Lamarão e Patrícia Henrique ex-apresentadoras do Todos em Linha passam para o QTT, além do regresso tão esperados de Vanessa Palma, que já tinha apresentado este call-show.

Notas e Referências

  1. «SIC Online - Quando o Telefone Toca: Regulamento». sic.aeiou.pt. Consultado em 7 de julho de 2008. Arquivado do original em 4 de julho de 2008 
  2. http://fantastictv.phpbbserver.com/post70330.html#p70330  Em falta ou vazio |título= (ajuda)