Queda de Assur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Queda de Assur
Parte da conquista medo-babilônica do Império Neoassírio

Mapa mostrando alguns sítios arqueológicos, incluindo Assur, relacionados à Assíria
Data 614 a.C.[1]
Local Assur
Desfecho Vitória meda[2][3]
Beligerantes
Média Assíria
Comandantes
Ciaxares Sinsariscum[4]
Forças
Desconhecido Desconhecido
Baixas
Desconhecido Extermínio da cidade[1]

A Queda de Assur ocorreu quando a primeira cidade e antiga capital do Império Neoassírio caiu para as forças comandadas pelos medos. O saque da cidade que se seguiu destruiu a cidade até certo ponto; no entanto, se recuperou durante o Império Aquemênida e parece ter sido um estado assírio semi ou totalmente independente durante o Império Parta antes de ser conquistado pelos sassânidas no final do século III d.C. A cidade permaneceu ocupada pelos assírios até os massacres de Tamerlão no século XIV d.C.[5]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Desde o final do reinado de Assurbanípal em 627 a.C., o Império Neoassírio estava em uma posição crítica e exposta; guerra civil, revoltas na Babilônia, Anatólia, Cáucaso e no Levante, juntamente com invasões medas, babilônicas e citas foram demais para o império dilacerado pela guerra civil. Em 616 a.C., os babilônios estabeleceram sua independência de facto dos assírios.

Ataque à cidade[editar | editar código-fonte]

Em 615 a.C., os medos e seus aliados conquistaram Arrapa.[6] No ano seguinte, eles cercaram Assur. Muito do que restou do exército assírio estava em Nínive, incapaz de ajudar. Finalmente, após confrontos sangrentos corpo a corpo (muitos crânios e esqueletos foram encontrados mais tarde), a cidade foi aparentemente tomada em 614 a.C.[7]

Referências

  1. a b Healy, Mark (1991). The Ancient Assyrians. Nova Iorque: Osprey. 55 páginas 
  2. A Companion to the Archaeology of the Ancient Near East "Em 614 a.C., Assur foi conquistada pelos medos sob o rei Ciaxares (r. 625–585 a.C.)"
  3. The Fall and Rise of Jerusalem: Judah Under Babylonian Rule "os medos deixaram Arrapa, atacaram Calú (Ninrude) e Ninua (Nínive), e continuaram rapidamente em direção ao norte para capturar a cidade próxima de Tarbisu. Depois disso, eles desceram o Tigre e sitiaram a cidade de Assur. O exército babilônico veio em auxílio dos medos somente depois que eles iniciaram a ofensiva decisiva contra a cidade, capturando-a, matando muitos de seus residentes e levando muitos outros em cativeiro."
  4. Healy, Mark (1991). The Ancient Assyrians. Nova Iorque: Osprey. p. 6 
  5. «Assyrians after Assyria». www.nineveh.com. Consultado em 25 de julho de 2021 
  6. Frahm, Eckart (12 de junho de 2017). A Companion to Assyria (em inglês). [S.l.]: John Wiley & Sons 
  7. Frahm, Eckart (12 de junho de 2017). A Companion to Assyria (em inglês). [S.l.]: John Wiley & Sons