Rainha Vermelha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rainha Vermelha
Tenniel red queen with alice.jpg
A Rainha Vermelha falando com Alice, ilustador por John Tenniel.
Nacionalidade Mundo Através do Espelho
Ocupação Rainha
Gênero literário Feminino

A Rainha Vermelha é uma personagem e antagonista principal da novela Through the Looking-Glass, de Lewis Carroll. No cinema está presente no filme Alice in Wondeland, cuja direção é de Tim Burton.

Alice in Wonderland (2010)[editar | editar código-fonte]

Interpretada por Helena Bonham Carter, neste filme a Rainha Vermelha destronou sua irmã, a Rainha Branca, e agora governa tiranamente o País das Maravilhas. Em declarações à Agência Efe, a atriz disse que a personagem "fica zangada porque tem uma cabeça enorme". "Por isso, ela não para de pedir que cortem a cabeça das pessoas. Ela também não consegue parar de falar, não tem empatia e é realmente explosiva e egoísta", acrescentou no filme ela se chama Iracebeth de Crims.

Apesar de tudo isso, ela disse ter ficado satisfeita por ter ficado com o papel. "Quando você atua, não pode julgar o personagem. Tem que olhar as coisas do ponto de vista dele. A Rainha de Copas não é má. Ela é a ferida, a doente, por isso foi tão interessante interpretá-la", afirmou[1] .

Críticas feitas à personagem, neste filme, se referem ao fato dela ser, na verdade, uma fusão de duas figuras distintas da obra de Lewis Carrol: a Rainha de Copas ( que pertence a um baralho de cartas e que está presente no primeiro livro, Alice no País das Maravilhas) e da legítima Rainha Vermelha ( que é representada por uma peça de xadrez vermelha, dado que o xadrez é o tema pemanente do segundo livro, Through the Looking Glass). O bordão que a Rainha Vermelha repete por todo o longa-metragem – "cortem-lhe a cabeça" – na verdade pertence a Rainha de Copas. O motivo da mudança de nomes parece ser a necessidade de contrapô-la à etérea e meiga Rainha Branca, sua oponente na trama. Nos livros originais, porém, não há vilões nem mocinhos, e as duas supostas rivais até tomam chá juntas.[2]

Referências

  1. Anne Hathaway compõe trio de damas em 'Alice' de Tim Burton (em português). Estadão (26-02-2010). Página visitada em 03-04-2010.
  2. No subterrâneo da fantasia (em português). Veja (21-04-2010). Página visitada em 07-05-2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.