Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria de Olival

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rancho Folclórico Danças e Cantares de Santa Maria de Olival é uma associação cultural da freguesia de Olival, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Foi fundado em 1977 sendo legalizado notarialmente em 1980. Desde 1983 é membro efectivo da Federação do Folclore Português.[1] Mais recentemente faz também parte da Associação das Colectividades de Vila Nova de Gaia.

Este rancho localiza-se geograficamente numa zona banhada a norte pelo rio Douro, no extremo sul de Vila Nova de Gaia, tocando já o concelho de Santa Maria da Feira, explicando assim que folcloricamente pertença às Terras de Santa Maria e represente a antiga província do Douro Litoral.

Nas suas deslocações, por permuta, o grupo já visitou a Espanha, França, Itália e Croácia.

Em termos de recolhas etnográficas, o seu trabalho incidiu sobre da região onde o grupo está inserido, mantendo ainda hoje esta actividade, sendo possuidor, desde 1986, de um Museu/Exposição de Alfaias Agrícolas e Utensílios Domésticos.

O "Museu Etnográfico de Danças e Cantares Santa Maria de Olival" está assim ligado à etnografia, religiosidade popular, alfaias agrícolas, cozinha rústica e ao interior de casa antiga.[2]

Todos os anos é responsável por um Festival Internacional de Folclore. Este grupo faz ainda a reconstituição da desfolhada do resto e canta as janeiras pela vila e pela freguesia de Olival.

Sede: Rua Major Abreu, 1000 - 4415-765 - Olival

Referências

  1. Federação do Folclore Português [1] Acesso 2011-09-25
  2. www.folclore-online.com [2] Acesso 2011-09-25

Ligações externas[editar | editar código-fonte]