Recuperação de dados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Recuperação de dados é uma atividade que visa a recuperação de dados informáticos inacessíveis por meios convencionais (software), e por meios laboratoriais especializados quando existem avarias graves no interior dos suportes de dados:

Os meios de armazenamento podem ser disco rígido, zip drive, disquete, pen drive, micro drive, CD, DVD, Memory cards, etc.

A recuperação de dados se baseia inicialmente em softwares que varrem o HD procurando por arquivos deletados, ja que ao apagar um arquivo no seu hd ele nao é realmente apagado, o sistema apenas é informado que aquele espaço onde estava o arquivo esta agora disponivel

A recuperação de dados vai além de simplesmente baixar um programa da internet. Suas informações são importantes? Então procure um profissional qualificado e bem preparado. Existem milhares de centenas de Empresas que "recuperam" dados, porém poucas são profissionais.

Os danos em um HD podem ir além de dados deletados, o problema pode ser muito mais complicado, como:

  • Hds com dano fisico, seja no disco magnetico ou na placa controladora
  • Hds onde foi utilizada deleção de arquivos utilizando metodos como o 5220.22-M que é um padrao do departamento de defesa para deleção de arquivos, neste metodo o disco rigido é sobreescrito e o espaço livre onde estava o arquivo também é sobreescrito para garantir que os dados não possam ser recuperados.

Danos Físicos

Nestes casos empresas especializadas, realizam substituição de componentes do Hd para tentar reativa-lo, componentos como placa de circuitos ou motores, cabeça de leitura podem ser substituídos ou reparados.

Existem diversas empresas que atuam na área, cada qual com sua especialidade.

Referências[editar | editar código-fonte]