Região de Darién

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Região de Darién (a verde), no limite entre Colômbia e Panamá.

A histórica Região de Darién (em espanhol: Región del Darién ou Tapón del Darién, em inglês: Darién Gap), abarca a província panamenha de Darién, as comarcas indígenas de Kuna Yala, Madugandí, Wargandí, Emberá-Wounaan, os distritos de Chimán e leste de Chepo, todos no Panamá, e o norte dos departamentos de Chocó e Antioquia, a oeste do golfo de Urabá, na Colômbia. Tem cerca de 160 km de comprimento e 50 km de largura. É banhada pelo golfo de Darién e pelo golfo do Panamá.

É uma área selvagem, no limite da América Central (ou América do Norte) e América do Sul, que funcionou historicamente como barreira natural entre ambos os subcontinentes. Ainda hoje em dia não há vias terrestres de comunicação que atravessem a região. Nela se interrompe a Rodovia Pan-americana, que liga a maior parte dos países das Américas.

A região inclui dois parques nacionais: o Parque Nacional de Darién do Panamá e o Parque Nacional Los Katios da Colômbia.

Devido às dificuldades de comunicação e acesso, é ainda uma zona de atividade de três grupos rebeldes colombianos: as Autodefesas Unidas da Colômbia, de extrema-direita, e o Exército de Libertação Nacional e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, de extrema-esquerda.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]