Região de Darién

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Região de Darién (a verde), no limite entre Colômbia e Panamá.

A Região de Darién ou Tampão de Darién (em castelhano: Región del Darién ou Tapón del Darién, em inglês: Darién Gap) é uma área geográfica selvagem, no limite da América Central e da América do Sul.

Abarca a província panamenha de Darién, as comarcas indígenas de Kuna Yala, Madugandí, Wargandí, Emberá-Wounaan, os distritos de Chimán e leste de Chepo, todos no Panamá, e o norte dos departamentos de Chocó e Antioquia, a oeste do golfo de Urabá, na Colômbia. Tem cerca de 160 km de comprimento e 50 km de largura. É banhada pelo golfo de Darién e pelo golfo do Panamá.

Ainda hoje em dia não há vias terrestres de comunicação que atravessem a região. Nela se interrompe a Rodovia Pan-americana, que liga a maior parte dos países das Américas.

A região inclui dois parques nacionais: o Parque Nacional de Darién do Panamá e o Parque Nacional Los Katios da Colômbia.

Devido às dificuldades de comunicação e acesso, é ainda uma zona de atividade de dois grupos rebeldes colombianos: as Autodefesas Unidas da Colômbia, de extrema-direita, e o Exército de Libertação Nacional, de extrema-esquerda.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.