Relações entre Arábia Saudita e Bahrein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Relações entre Bahrein e Arábia Saudita
Bandeira do Bahrein   Bandeira da Arábia Saudita
Mapa indicando localização do Bahrein e da Arábia Saudita.


As relações entre Arábia Saudita e Bahrein são as relações diplomáticas estabelecidas entre o Reino da Arábia Saudita e o Reino do Bahrein. Embora mais moderado do que a Arábia Saudita, o Bahrein geralmente têm seguido a liderança deste país na maioria de suas decisões em política externa. A construção da ponte do Rei Fahd, que liga o Bahrein com a Arábia Saudita, fortaleceu as relações bilaterais e a defesa regional, e têm sido de grande auxílio na economia e política destas duas nações árabes.

História[editar | editar código-fonte]

As relações entre os dois países vêm de séculos, quando o clã Al Khalifa da Arábia Saudita conquistou a ilha.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Atualmente, as relações entre Arábia Saudita e Bahrein são importantes para ambos os países. Os dois são monarquias sunitas, com uma significativa população xiita, e ambos são membros do Conselho de Cooperação do Golfo. Isto tornou-se particularmente importante durante a Primavera Árabe, quando ditadores de longa data foram derrubados em todo o Oriente Médio, e a revolta do Bahrein parecia ameaçar fazer o mesmo com a monarquia do Bahrein. Citando os temores da influência iraniana e seus direitos ao abrigo a Carta do Conselho de Cooperação do Golfo, a monarquia do Bahrein solicitou as forças sauditas para reprimir a rebelião. [1] [2] Este foi o primeiro caso de intervenção do Conselho de Cooperação do Golfo no campo de defesa sendo usado internamente.

Referências

  1. Hawley, Caroline. "Gulf states send forces to Bahrain following protests." BBC News. 14 de março de 2011.
  2. Chick, Kristine. "Saudi troops arrive in Bahrain as protests escalate." The Christian Science Monitor. 14 de março de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre relações exteriores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.