Conselho de Cooperação do Golfo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeira do Conselho

O Conselho de Cooperação do Golfo (também denominado Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo), ou CCG, é a organização de integração económica que reúne seis estados do Golfo Pérsico: Omã, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein e Kuwait. Cabe destacar que nem todos os países que rodeiam o Golfo Pérsico são membros do conselho, especificamente Irã e Iraque.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

A Carta do Conselho declara que os objetivos básicos são os de efetuar a coordenação, a integração e a interconexão entre os Estados membros em todos os campos, reforçando laços entre os seus povos, formulando regulações similares em vários campos como a economia, finanças, o comércio, a alfândega, o turismo, a legislação, a administração, bem como o progresso técnico na indústria, a mineração, a agricultura, recursos d'água e de pecuária, o estabelecimento de centros de pesquisa científica e a cooperação do setor privado. O Conselho de Cooperação para os Estados Árabes do Golfo (Árabe: مجلس التعاون لدول الخليج الفارس), chamado antes Conselho de Cooperação do Golfo (مجلس التعاون الخليج الفارس) é uma organização regional que envolve seis países do Oriente Médio, que têm objetivos sociais e econômicos em comum. Criado a 25 de maio de 1981, está formado por Bahrein, Kuwait, Omã, Catar, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

Em resumo, os seus principais objetivos são:

  • Formular regulações similares em vários campos como a economia, finanças, comércio, turismo, leis e administração.
  • Adoptar o progresso científico e técnico na indústria, mineração, agricultura, recursos hídricos e animais.
  • Estabelecer centros de pesquisa científica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikinotícias
O Wikinotícias tem uma ou mais notícias relacionadas com este artigo: Lula chega à Arábia Saudita para assinar acordos de cooperação

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.