Relações entre Arábia Saudita e Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Relações entre Brasil e Arábia Saudita
Bandeira do Brasil   Bandeira da Arábia Saudita
Mapa indicando localização do Brasil e da Arábia Saudita.
Mapa indicando localização do Brasil e da Arábia Saudita.
  Brasil

Arábia Saudita e Brasil estabeleceram relações diplomáticas em 1968. Em 1973, o Brasil abriu embaixada em Gidá - cidade portuária da Arábia Saudita, que à época abrigava todas as embaixadas estrangeiras -, e a Arábia Saudita abriu embaixada em Brasília. Em 1986, o governo saudita iniciou a transferência de todos os órgãos governamentais e embaixadas situados em Gidá para a capital Riade; nesse ano, a embaixada brasileira foi transferida de Gidá para Riade.[1]

Em maio de 2009, o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se o primeiro Chefe de Estado brasileiro a visitar a Arábia Saudita, acompanhado por missão empresarial.

A Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e é nosso segundo fornecedor de petróleo no mundo, atrás apenas da Nigéria. Em 2012, o comércio bilateral superou US$ 6 bilhões. Anteriormente dominadas por produtos agrícolas, sobretudo carnes e açúcar, as exportações do Brasil para a Arábia Saudita passara incluir, desde 2005, produtos de alto valor agregado, graças à venda de aviões da Embraer.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Reino da Arábia Saudita». www.itamaraty.gov.br. Consultado em 24 de julho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.