Instituto Rio Branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
IRBr
Instituto Rio Branco
Fundação 18 de abril de 1945 (68 anos)
Diretor(a) Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão
Estado Distrito Federal
Página oficial www.institutoriobranco.mre.gov.br
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

O Instituto Rio Branco (IRBr) é a escola diplomática do Brasil. Criado em 1945 como parte da comemoração do centenário do nascimento de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, leva este nome em sua homenagem, que foi formulador da política externa brasileira no início do século XX, e também responsável pelas negociações fronteiriças do Brasil com seus vizinhos.

Desde 1946 o instituto é responsável pela seleção e treinamento dos diplomatas de carreira do governo brasileiro, sendo que o ingresso ao instituto para tal fim é feito por meio de concurso público.

Nova sede[editar | editar código-fonte]

No final dos anos 1990 foi instalado em uma moderna sede especialmente projetada com estrutura palaciana para o instituto.

Funções[editar | editar código-fonte]

O instituto promove também cursos de idiomas, prática consular e cerimonial para funcionários do Ministério das Relações Exteriores, e, paralelamente, oferece cursos em temas de política externa para jornalistas e funcionários que trabalham na área de comércio exterior nos demais órgãos da administração pública.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.