Rensga Hits!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rensga Hits!
Rensga Hits!
Informação geral
Formato série
Gênero Drama musical
Duração 40 minutos
Estado Em exibição
Criador(es) Carolina Alckmin
Denis Nielsen
Desenvolvedor(es) Renata Corrêa
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 8
Produção
Diretor(es) Leandro Neri
Carol Durão
Produtor(es) Mayra Lucas
Câmera Câmera única
Roteirista(s) Bia Crespo
Nathalia Cruz
Otavio Chamorro
Victor Rodrigues
Tema de abertura "Desatola Bandida", Alice Wegmann
Composto por
Empresa(s) produtora(s) Glaz Entretenimento
Localização Goiânia
Exibição
Emissora original Globoplay
Distribuição TV Globo
Formato de exibição 4K (Ultra HD)
Transmissão original 3 de agosto de 2022 (2022-08-03) – presente

Rensga Hits! é uma série de televisão brasileira produzida pelo Globoplay em parceria com a Glaz Entretenimento.[1] A série é inspirada na indústria da música sertaneja no Brasil[2] e no universo do feminejo.[3] A primeira temporada foi lançada em 3 de agosto de 2022 na plataforma de streaming.[4]

Criada por Carolina Alckmin e Denis Nielsen, com roteiros de Bia Crespo, Nathalia Cruz, Otavio Chamorro, Renata Corrêa e Victor Rodrigues, redação final de Renata Corrêa, direção geral e artística de Leandro Neri e Carol Durão, com produção de Mayra Lucas. Natália Warth assumiu a direção geral da série a partir da segunda temporada, subsistindo Leandro Neri. [5]

Conta com as atuações de Alice Wegmann, Lorena Comparato, Deborah Secco e Fabiana Karla nos papéis principais.

Enredo[editar | editar código-fonte]

1ª temporada (2022)

Após ser traída por Rodrigo (Ivan Mendes), Raíssa (Alice Wegmann) parte para Goiânia em busca do sonho de se tornar cantora sertaneja para desespero da mãe, Maria Abadia (Lúcia Veríssimo), que não acredita que a filha sobreviverá longe dela na cidade grande. Lá ela tem sua música “Desatola Bandida” roubada pelo produtor Isaías (Mohamed Harfouch) e gravada pela ambiciosa e arrogante Gláucia Figueira (Lorena Comparato), a nova queridinha do sertanejo, lutando contra todos para provar que a música é de sua autoria. Raíssa se torna alvo da disputa entre as empresárias Marlene (Deborah Secco), dona da Rensga Hits!, e Helena Maravilha (Fabiana Karla), da Joia Maravilha Records, produtoras rivais que querem agenciar seu talento, além de viver um novo amor com o "príncipe da sofrência" Enzzo Gabriel (Maurício Destri).[6]

2ª temporada (2024)

No final da temporada anterior, Zé Roberto (Ernani Moraes), pai de Raíssa (Alice Wegmann) e Gláucia (Lorena Comparato) sofre um grave acidente e perde a memória. Para cuidar do pai e agir como uma família, as irmãs decidem morar juntas, criando uma teia de intrigas e sofrência. A Rensga Hits! e a Joia Maravilha Records continuam em pé de guerra, mas Helena Maravilha (Fabiana Karla) não consegue lançar Gláucia, nem Marlene (Deborah Secco) consegue lançar Raíssa em carreira solo. Os fãs e os contratantes clamam por uma dupla das irmãs. Agora as poderosas empresárias precisam deixar as diferenças de lado para colocar as duas na trilha da fama, mas para isso vão ter que encarar o passado e a verdade sobre o término das Goianiras, ex dupla sertaneja formada por Marlene (Maria Maud) e Helena (Laura Simões). [7]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Para promover o lançamento da série, a TV Globo exibiu os dois primeiros episódios, no dia 3 de agosto de 2022 no Cinema Especial.[8] A exibição rendeu recorde de audiência para a Globo, com 22 pontos no Rio de Janeiro e 21 em São Paulo, o que representou os maiores índices da faixa em mais de um ano (maio do ano anterior).[9]

Na plataforma de streaming, a série foi dividida em blocos semanais e a cada semana foram lançados dois episódios, com os últimos sendo disponibilizados em 18 de agosto de 2022.

A primeira temporada foi exibida na Globo de 21 de agosto até 1 de setembro de 2023, de segunda a sexta-feira na primeira linha de shows.[10]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporadas

(2022)

(ASA)

(ASA)
Alice Wegmann Raíssa Bárbara Medeiros[11]
Lorena Comparato Gláucia Figueira[11]
Maurício Destri Enzzo Gabriel[12]
Alejandro Claveaux Deivid Cafajeste
Mouhamed Harfouch Isaías Silva
Jeniffer Dias Thamyres (Thamy)
Deborah Secco Marlene Sampaio[11]
Fabiana Karla Helena Maravilha / Francinéia de Souza[11]
Sidney Santiago Theo
Júlia Gomes Luane
Leonardo Bittencourt Cauã Almeida
Jean Pedro Nenê
Rafael Infante Henri
Letícia Lima
Samuel de Assis Kevin Costa[13]
Rafa Kalimann Paloma Lopez (Sertanejeira) [14]
Maíra Azevedo Carol[15]
Lúcia Veríssimo Maria Abadia Medeiros
Stella Miranda Maria Alvina Medeiros [16]
Guida Vianna Maria Amália Medeiros [17]
Ernani Moraes Zé Roberto Figueira (Guarariba)
Ivan Mendes Rodrigo Rodrigues
Laura Simões Francinéia de Souza (jovem)
Maria Maud Marlene Sampaio (jovem)
Fanieh Maria Flor
Jean Paulo Campos
Samuel Simões

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Lista de participações especiais
1º Temporada (2022)
Intérprete Personagem
Naiara Azevedo Ela mesma[18]
Gabeu Ele mesmo
Gali Galó Ele mesmo

Episódios[editar | editar código-fonte]

TemporadaEpisódiosOriginalmente lançado
Estreia da temporada Final da temporada Emissora
183 de agosto de 2022 (2022-08-03)18 de agosto de 2022 (2022-08-18)Globoplay

1.ª temporada (2022)[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porExibição original
11 "No Dia Em Que Eu Saí De Casa" Leandro Neri, Carol DurãoRenata Corrêa, Bia Crespo, Nathalia Cruz, Victor Rodrigues, Otavio Chamorro3 de agosto de 2022 (2022-08-03)
Depois de descobrir uma traição, Raíssa decide abandonar o noivo no altar e se mudar para Goiânia em busca do seu sonho de virar uma cantora sertaneja. 
22 "Cachaça Com Limão Para Espantar A Solidão" Leandro Neri, Carol DurãoRenata Corrêa, Bia Crespo, Nathalia Cruz, Victor Rodrigues, Otavio Chamorro3 de agosto de 2022 (2022-08-03)
Ao ameaçar a Rensga Hits! por ter roubado sua música, Raíssa é convidada para ser compositora fixa da casa e descobre algo sobre seu falecido pai. 
33 "Se O Que Dói Em Mim Doesse Em Você" Leandro Neri, Carol DurãoRenata Corrêa, Bia Crespo, Nathalia Cruz, Victor Rodrigues, Otavio Chamorro3 de agosto de 2022 (2022-08-03)
Raíssa decide assinar com a Rensga Hits! e revela sua grande descoberta para Guarariba. 
44 "Depois Da Cama, A Realidade" Leandro Neri, Carol DurãoRenata Corrêa, Bia Crespo, Nathalia Cruz, Victor Rodrigues, Otavio Chamorro3 de agosto de 2022 (2022-08-03)
Raíssa rompe com Gláucia quando decide roubar a cena e cantar do lado de fora do Esquenta. Thamy descobre informações chocantes sobre Theo, e os Gêmeosnejo acabam brigando. 
55 "Amiga, Cê Tava Bebaça!" Leandro Neri, Carol DurãoRenata Corrêa, Bia Crespo, Nathalia Cruz, Victor Rodrigues, Otavio Chamorro11 de agosto de 2022 (2022-08-11)
No aniversário de Raíssa, Marlene organiza uma festa surpresa. Gláucia invade o quarto da irmã, e as duas se reconciliam. Raíssa toma uma importante decisão sobre sua carreira. 
66 "Chega De Mentiras" Leandro Neri, Carol DurãoRenata Corrêa, Bia Crespo, Nathalia Cruz, Victor Rodrigues, Otavio Chamorro11 de agosto de 2022 (2022-08-11)
No dia da gravação do DVD de Gláucia, Raíssa está decidida a contar a verdade, mas a chegada inesperada de Dona Bad atrapalha seus planos. 
77 "Não Aprendi A Dizer Adeus" Leandro Neri, Carol DurãoRenata Corrêa, Bia Crespo, Nathalia Cruz, Victor Rodrigues, Otavio Chamorro18 de agosto de 2022 (2022-08-18)
Na noite de premiação do Berrante Music Awards, Desatola Bandida! concorre como Hit do Ano e Raíssa percebe que seu sonho não morreu. Deivid faz uma grande revelação ao público. 
88 "Eu Vou Com Tudo, Hoje Eu Não Fico De Fora" Leandro Neri, Carol DurãoRenata Corrêa, Bia Crespo, Nathalia Cruz, Victor Rodrigues, Otavio Chamorro18 de agosto de 2022 (2022-08-18)
Raíssa e Gláucia descobrem que só há vaga no palco para uma delas cantar no Goianejo, disputada por Marlene e Helena. 

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 11 de agosto de 2021, foi anunciado que Alice Wegmann, Lorena Comparato, Deborah Secco e Fabiana Karla protagonizariam uma série tendo como pano de fundo a indústria da música sertaneja no Brasil.[19] Confirmado no elenco de Além da Ilusão, Maurício Destri deixou o elenco da novela para assumir o papel de Enzzo Gabriel, o Príncipe da Sofrência e par de Alice Wegmann.[20] Ainda no ar em Nos Tempos do Imperador, Mouhamed Harfouch emendou os trabalhos da novela aos da série.[21] Alejandro Claveaux também foi confirmado na produção como Deivid Cafajeste, um dos sertanejos mais conhecidos do meio por seus hits chicletes.[22] Longe da TV desde Amor à Vida, Lúcia Veríssimo volta a TV Globo como Maria Abadia, a mãe da protagonista.[23] Inspirados em Sandy & Junior, Jeniffer Dias e Sidney Santiago foram confirmados como uma dupla de irmãos sertanejos.[24] Naiara Azevedo, Gabeu e Gali Galó nomes conhecidos do universo sertanejo fizeram participações especiais como eles mesmo.[25] A série marca a estreia como atriz de Rafa Kalimann como a digital influencer, Paloma.[26] As gravações da primeira temporada se iniciaram em 1º de setembro de 2021 e encerrando-se em 17 de novembro, em Goiânia.[27][28]

Em 11 de agosto de 2022 antes do fim da temporada, a TV Globo anunciou a renovação da série para mais temporadas.[29] Em novembro foi revelado em uma publicação do site Notícias da TV, que o diretor artístico, Leandro Neri havia sido demitido do cargo logo após a estreia e não seguiria a liderança das novas temporadas. Neri se envolveu em confusões e casos de assedio moral nos bastidores da série enquanto o projeto ainda estava sendo gravado em 2021. [30] [31] Em julho de 2023, Natália Warth foi anunciada como diretora da segunda temporada.[32] Lucas Calmon e Marina Silva assumiram a sala de roteiro das novas temporadas, substituindo Nathalia Cruz e Otavio Chamorro. Letícia Fudissaku chegou a ser anunciada como assistente de roteiro mas logo foi substituída por Yara Gúzman. Deborah Secco chegou a ser duvida no elenco da segunda temporada após sua escalação como protagonista do remake Elas por Elas, mas logo depois foi anunciado que a atriz gravaria simultaneamente as duas produções. [33] Procurada para integrar o elenco de Terra e Paixão e do remake de Renascer, Alice Wegmann preferiu continuar a frente da produção e também protagonizar séries como Justiça 2 e Senna.[34] Em agosto, Leonardo Bittencourt e Júlia Gomes integraram o elenco principal da segunda temporada.[35][36] Em 21 de agosto, foi anunciada o inicio das gravações da segunda temporada da série começando pelo Rio de Janeiro. A primeira imagem oficial da produção foi revelada, dias após o início das gravações destacando Raíssa e Gláucia.[37] Laura Simões e Jean Pedro foram os nomes inéditos confirmados no elenco.[38] Maria Maud foi oficializada no elenco da segunda fase, fazendo par com Laura Simões como as versões mais jovens de Helena Maravilha / Francinéia de Souza e Marlene Sampaio respectivamente. Em 18 de setembro, foram iniciadas as primeiras frentes de gravações em Goiânia, contatando com apenas parte do elenco, no entanto no dia 30 do mesmo mês, voltaram a rodar no Rio de Janeiro. No dia 27 de outubro, Lauana Prado e Paula Mattos gravaram uma participação especial como elas mesmas. As gravações da primeira temporada se encerram em 29 de outubro, no Rio de Janeiro. Durante a CCXP 2023 foi divulgado a primeira cena oficial da segunda temporada destacando a relação de Raíssa e Gláucia após o Goianejo e a entrada de Luana, personagem de Julia Gomes na série. [39] Em 11 de abril de 2024, as atrizes Lorena Comparato e Alice Wegmann gravaram cenas externas para a segunda temporada da série na Expo Londrina se apresentando pelo Circuito Sertanejo. [40]

Com as gravações da segunda temporada já em percurso, Rafael Infante foi anunciado na terceira temporada como um também empresário do ramo musical.[41] No dia 03 de novembro, o elenco se reuniu para a primeira leitura de textos da terceira temporada. Fabiana Karla e Deborah Secco deixaram o elenco principal após a segunda temporada. A primeira devido ao seus compromissos com a Prime Video já a segunda em razão a frente de gravações de Elas por Elas. [42] Assim Letícia Lima foi oficializada no elenco da terceira fase. [43] Enquanto Sidney Santiago deixou a trama por mudanças no enredo da temporada. Em 21 de novembro foram indicadas as gravações da terceira temporada. Com o decorrer das filmagens, a cantora Fanieh, destaque em Sintonia e o ator Jean Paulo Campos entraram para a trama como parte do elenco recorrente.

Música[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Trilha Sonora de Rensga Hits!

Recepção[editar | editar código-fonte]

Audiência[editar | editar código-fonte]

Em sua estreia na TV aberta, a série registrou 20,7 pontos.[44] A primeira semana fechou com uma média de 19 pontos. O último episódio registrou 19,0 pontos.[45] Teve média geral de 18,6 pontos.[46]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Ref.
2022 Prêmio Noticias de TV Melhor Atriz Antagonista Lorena Comparato Indicada [47]
Melhor Atriz Jovem Adulta Alice Wegmann Indicada [48]
Prêmio Potencias! Melhor Atriz Jeniffer Dias Indicada [49]
Melhores do Ano Atriz de Série Alice Wegmann Indicada [50]
Prêmio Contigo! Online Melhor série ou minissérie‬ Carolina Alckmin & Denis Nielsen Indicado [50]
Melhor atriz de série ou minissérie Alice Wegmann Indicado [51]
BreakTudo Awards Atriz Nacional Indicada [52]
Melhor Série de Drama Carolina Alckmin & Denis Nielsen Indicado [53][54]

Referências

  1. Patrícia Kogut (11 de agosto de 2021). «Alice Wegmann, Lorena Comparato, Fabiana Karla e Deborah Secco vão estrelar série do Globoplay sobre sertanejo». O Globo. Consultado em 11 de agosto de 2021 
  2. Web (11 de agosto de 2021). «Globoplay aposta na música sertaneja em nova série com Alice Wegmann e Deborah Secco». Na Telinha. Consultado em 11 de agosto de 2021 
  3. Minas', 'Mariana Peixoto/Estado de (3 de agosto de 2022). «Feminejo é o tema de 'Rensga Hits!', série que estreia hoje na Globo». Diversão e Arte. Consultado em 4 de setembro de 2022 
  4. Web (11 de agosto de 2021). «Deborah Secco e Fabiana Karla vão agenciar sertanejas em série do Globoplay». Noticias de TV. Consultado em 11 de agosto de 2021 
  5. «'Rensga Hits!' vem aí, no Globoplay». Globo Imprensa. 25 de julho de 2022. Consultado em 25 de julho de 2022 
  6. Redação (23 de setembro de 2021). «Rafa Kalimann estreia como atriz em série Original Globoplay 'Rensga Hits!'». Gshow. Consultado em 23 de setembro de 2021 
  7. Redação (23 de setembro de 2021). «Upfront Globo 2024 :'Rensga Hits!'». GloboAds. Consultado em 23 de setembro de 2021 
  8. «"Os dois primeiros episódios de 'Rensga Hits!' serão exibidos no 'Cinema Especial'». Globo Imprensa. 2 de agosto de 2022. Consultado em 2 de agosto de 2022 
  9. «"Rensga Hits!" bate recorde de audiência na Globo». Terra. Consultado em 17 de agosto de 2022 
  10. «EM PRIMEIRA MÃO: "Rensga Hits!" estreia na Globo após "Terra e Paixão"». Memória da TV. 28 de junho de 2023. Consultado em 29 de junho de 2023 
  11. a b c d «Rensga Hits!': série inspirada em Marília Mendonça tem data de estreia». Liberal. 25 de julho de 2022. Consultado em 28 de julho de 2022 
  12. Patrícia Kogut (13 de agosto de 2021). «Maurício Destri deixa novela para ser Príncipe da Sofrência em série do Globoplay». O Globo. Consultado em 13 de agosto de 2021 
  13. «Ator de Cidade Invisível fala da importância em abordar nossa cultura quando o Brasil sofre perdas». Na Telinha. 16 de agosto de 2021. Consultado em 16 de agosto de 2021 
  14. Chevalier, Christovam de (19 de outubro de 2023). «'É grande o lugar da responsabilidade'». Consultado em 23 de outubro de 2023 
  15. «Tia Má vai embarcar em novo projeto como atriz». Alô Alô Bahia. 16 de agosto de 2021. Consultado em 16 de agosto de 2021 
  16. «Stella Miranda estará em Rensga Hits!, série sertaneja da Globo». Alô Alô Bahia. 16 de agosto de 2021. Consultado em 16 de agosto de 2021 
  17. «Lúcia Veríssimo vive mãe de Alice Wegmann». Alô Alô Bahia. 16 de agosto de 2021. Consultado em 16 de agosto de 2021 
  18. «Naiara Azevedo e a dupla Gabeu & Gali Galó reforçam as participações especiais de 'Rensga Hits!', do Globoplay». Na Telinha. 16 de agosto de 2021. Consultado em 16 de agosto de 2021 
  19. «Alice Wegmann, Lorena Comparato, Fabiana Karla e Deborah Secco vão estrelar série sobre sertanejo». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  20. «Danilo Mesquita substitui Maurício Destri na novela "Além da Ilusão"». noticiasdetv.com. 20 de julho de 2021. Consultado em 4 de janeiro de 2022 
  21. Patrícia Kogut (16 de agosto de 2021). «Mouhamed Harfouch fará 'Rensga Hits!', do Globoplay. Saiba o papel». O Globo. Consultado em 16 de agosto de 2021 
  22. «Alejandro Claveaux fará série sobre música sertaneja». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  23. «Lúcia Veríssimo entra para a série sertaneja 'Rensga Hits'». Alô Alô Bahia. 16 de agosto de 2021. Consultado em 16 de agosto de 2021 
  24. «'Nos tempos do Imperador': sobe a audiência após mudança de fase». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  25. «Naiara Azevedo e dupla sertaneja queer participarão de série». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  26. «Rafa Kalimann estreia como atriz em série Original Globoplay 'Rensga Hits!'». Globo.com. 23 de setembro de 2021. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  27. «Alice Wegmann anuncia incio das gravações de Rensga Hits! através em sequencia de storys». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  28. «Globoplay anuncia fim das gravações de Rensga Hits!». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  29. «"Rensga Hits!" é renovada para mais temporadas». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  30. «Globo demite diretor de Rensga Hits! e abafa confusão nos bastidores da série». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  31. «Barracos nos bastidores de Rensga Hits! rendem demissão de diretor». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  32. «'Rensga hits!': segunda temporada tem nova diretora e mais um par para Alice Wegmann». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  33. «Deborah Secco fala de 'Elas por elas' e 'Rensga hits!' e diz que está sempre renovando acordos no casamento com Hugo Moura: 'É uma relação viva'». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  34. «"Renascer": Alice Wegmann pode interpretar Mariana no remake da novela». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  35. «Julia Gomes está confirmada mesmo na nova temporada de #RensgaHits». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  36. «Leonardo Bittencourt está confirmado mesmo na nova temporada de #RensgaHits». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  37. «Segunda temporada de Rensga Hits! inicia gravações e tem estreia prevista para 2024». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  38. «'Rensga hits!': veja quais atores entraram para o elenco da segunda temporada». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  39. «CCXP23: Globoplay mostra trailers de "As Five", "Os Outros", "Rensga Hits" e mais». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  40. «'Rensga Hits' invade Circuito Sertanejo, com 'show' de Alice Wegmann e Lorena Comparato; veja». 11 de abril de 2024. Consultado em 13 de abril de 2024 
  41. «Rafael Infante fará a nova temporada de 'Rensga hits!'». 27 de março de 2023. Consultado em 28 de maio de 2023 
  42. «Deborah Secco e Fabiana Karla são dúvida para terceira temporada de 'Rensga Hits!'. Saiba o motivo». 8 de agosto de 2023. Consultado em 3 de novembro de 2023 
  43. «Letícia Lima é convidada para nova temporada de 'Rensga hits!'». 8 de agosto de 2023. Consultado em 3 de novembro de 2023 
  44. Redação (22 de agosto de 2023). «Fofocalizando cola na Record e tem maior ibope em 18 semanas com entrevista polêmica». TV Pop. Consultado em 22 de agosto de 2023 
  45. Vannucci, José Armando (4 de setembro de 2023). «Rensga Hits termina na Globo com gosto de quero mais». canaldovannucci.com.br. Consultado em 4 de setembro de 2023 
  46. Redação (29 de agosto de 2023). «Rensga Hits! (2023) – Audiência detalhada». TV e Notícias. Consultado em 4 de setembro de 2023 
  47. «Prêmio Notícias de TV 2022». Notícias de TV. 30 de novembro de 2022. Consultado em 30 de novembro de 2022 
  48. «Segunda Fase - Prêmio Notíciasdetv.com 2022:Escolha os melhores do ano na TV». Notícias de TV. 1 de novembro de 2022. Consultado em 20 de novembro de 2022 
  49. «Prêmio Potências reúne famosos ao celebrar maiores personalidades negras». Revista Quem. 17 de novembro de 2022. Consultado em 20 de novembro de 2022 
  50. a b «Melhores do Ano: vote e veja a lista oficial dos indicados ao prêmio em 2022». Gshow. 27 de novembro de 2022. Consultado em 28 de novembro de 2022 
  51. «PRÊMIO CONTIGO! 2022: Confira a lista completa dos indicados». Contigo!. 28 de novembro de 2022. Consultado em 28 de novembro de 2022 
  52. «BreakTudo Awards 2022: Juliette, Felipe Neto, BTS, Luan Santana e Blackpink são maiores os vencedores do ano». EldoGomes.com.br. 25 de novembro de 2022. Consultado em 28 de novembro de 2022 
  53. «Os melhores do ano pela APCA - VIUU». VIUU. 2 de fevereiro de 2023. Consultado em 8 de fevereiro de 2023 
  54. «APCA elege 'Pantanal' como a melhor novela e Isabel Teixeira como a melhor atriz». Folha de S.Paulo. 7 de fevereiro de 2023. Consultado em 8 de fevereiro de 2023