Rhinoplax vigil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCalau-de-capacete
Helmeted Hornbill.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Bucerotiformes
Família: Bucerotidae
Género: Rhinoplax
Espécie: R. vigil
Nome binomial
Rhinoplax vigil
(Forster, 1781)
Sinónimos
Buceros vigil

O Rhinoplax vigil, também conhecido como calau-de-capacete, é uma ave de grande tamanho, pertenecente à família Bucerotidae, nativa da península de Malaca, e das ilhas de Sumatra e Bornéu. É a ave oficial da província indonésia de Bornéu Ocidental.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A ave tem uma plumagem enegrecida que cobre quase todo o corpo, com exceção das patas, o abdomen e a cauda, as quais têm coloração branca. Esta última tem uma pequena faixa negra ao final de cada uma de suas penas. A causa é longa e suas duas penas centrais têm uma extensão muito maior que o resto, fazendo da ave a de maio extensão de sua família. O comprimento do corpo é de aproximadamente 1 a 1,2 metros, sem contar as penas da cauda, as quais aumentam seu tamanho em 50 cm. Os machos pesam, em média, 3,1 kg, enquanto que as fêmeas alcançam os 2,7 kg. O Rhinoplax vigil é, em algumas ocasiões, considerado o maior membro de sua família na Ásia, apesar de ser um pouco menos pesado que o calau bicórnio (e muito menos que o calau africano).[1]

Dieta e comportamento[editar | editar código-fonte]

Pintura de Rhinoplax vigil em voo

Esta ave alimenta-se principalmente de frutas, como figos. Também é provável que utilize seu "capacete" como uma ferramenta pesada para escavar em madeira apodrecida ou solta em busca de insetos ou presas similares. Como diferença de outros calaus comedores de fruta, o calau-de-capacete é sedentário e agrupa-se em pares para defender seu território. Os machos utilizam seus capacetes para atacar os adversários, nas disputas por território.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Rhinoplax vigil
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rhinoplax vigil

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Helmeted hornbill (Rhinoplax vigil). Acessado em 9 de maio de 2012. (inglês)


Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.