Ricardo, Conde de Étampes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Ricardo da Bretanha (1395 - 2 de junho de 1438) foi o filho varão mais novo do duque João V da Bretanha e de Joana de Navarra. Foi eleito capitão-geral da Aquitânia e de Poitou, em 1419, e foi feito conde de Étampes em Sablé, em 8 de maio de 1421, confirmado em Poitiers, em outubro de 1425, com o condado de Mantes.

Em 1423, Ricardo casou com Margarida de Orleães, filha de Luís, duque de Orleães, e de Valentina Visconti. Ela recebeu o condado de Vertus como seu dote. Ela e Ricardo tiveram sete filhos:

Ricardo morreu aos 43 anos no castelo de Clisson e seu corpo repousa na Catedral de Nantes. Seu irmão mais velho, Pedro, tinha cedido aos desejos de seu pai e mudou seu nome, sucedendo-o como João VI da Bretanha. Dois dos filhos de João VI, Francisco e Pedro, seguiram-no como duques da Bretanha. Pedro morreu sem filhos, em 1457, e o irmão mais velho de Ricardo, Artur III, sucedeu como duque. Tivesse Ricardo vivido, teria ascendido ao ducado com a morte de Artur, em 1458. Todavia, o filho de Ricardo, Francisco, tornou-se o próximo duque da Bretanha.