Rio Araquil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Araquil
Rio Araquil
O rio Araquil em Etxarri-Aranatz
Comprimento 79 km
Nascente c. Araia, Asparrena, em Álava
Caudal médio 31 m³/s
Foz Rio Arga, c. Ibero, Cendea de Olza, em Navarra
Área da bacia 813 km²
Afluentes
principais
Rios Alzania, Lizarrusti, Leciza, Larraún e Ollo e ribeira Zaldúa
País(es) Espanha
Coordenadas 42° 47' 54" N 1° 45' 44" O

O rio Araquil é um rio de Espanha que nasce na província de Álava, próximo de Araia, no município de Asparrena e desemboca no rio Arga perto de Ibero, no município Cendea de Olza, Navarra. Tem 79 km de comprimento, um caudal médio de 31 m³/s e uma bacia hidrográfica com 813 km², 706 deles em Navarra.

No seu percurso começa por atravessar o Vale de La Burunda, em Navarra, onde ainda tem o nome de "Burunda", apenas tomando o nome de Araquil nas imediações de Etxarri-Aranatz. Segue depois pelos vales de Araquil, de Ollo até chegar ao município de Cendea de Olza.

O caudal anual médio é de 984 em Asiáin. É propenso a enchentes (14 por ano, em média), embora estas sejam de curta duração (2,5 dias em média, por enchente), devido às características de precipitação específicas do clima oceânico, que são mais frequentes nos meses de novembro e dezembro.

Localidades por onde passa

Ziordia, Olazti, Alsasua, Urdiain, Iturmendi, Bakaiku, Etxarri-Aranatz, Arbizu, Lakuntza, Arruazu, Uharte-Arakil, Irañeta, Uharte-Araquil, município de Araquil (Yábar, Villanueva de Araquil e Echarren), Urrizola, Erroz, Atondo, Anoz, Beasoáin, Eguillor, Asiáin, Izu, Artázcoz, Izcue e Ibero.

Referências