Rio Verdugo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rio Verdugo
Localização
País
Localização
Altitude
760 m
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
47 km
Hidrografia
Tipo
Nascente
Cernadelo (d)
Afluentes
principais
Rio Oitavén
Rio Pequeno (d)
Rio Parada (d)
Foz

O rio Verdugo é um rio do noroeste da Península Ibérica que atravessa as províncias de Pontevedra e Orense, na Galiza, Espanha. A sua foz situa-se no município de Pontevedra na freguesia de Ponte Sampaio, no fundo da ria de Vigo.

Percurso[editar | editar código-fonte]

O rio Verdugo nasce a 760 m de altura na aldeia de Cernadelo, situada na encosta do Outeiro Grande, no concelho de Forcarei.

A maior parte do seu percurso, 41 km, é através de vales profundos em forma de V. Desagoa em Puente Sampayo, no município de Pontevedra, na ria de Vigo.

O seu principal afluente é o rio Oitavén, que se junta a ele pela esquerda, na Ponte Canal, e que tem um curso de extensão semelhante ao do Verdugo, desde a sua nascente até à sua confluência (32 quilómetros). Por isso, fala-se do sistema Verdugo-Oitavén, o curso comum é apenas de 7km, mas deve-se levar em conta que a vazão do Oitavén é maior.

O tamanho total da bacia é 323km² (177km² correspondem à bacia do Oitavén). [1] A vazão do Verdugo na foz é de 17m³/s, o de Oitavén, antes da confluência, chega a 10,5m³/s.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Rio Verdugo
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.