Robert Jermain Thomas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Robert Jermain Thomas
Robert Jermain Thomas
Nascimento 7 de setembro de 1840
Rhayader
Morte 31 de agosto de 1866
Coreia
Cidadania País de Gales
Progenitores
  • Robert Thomas
Alma mater
Ocupação missionário

Robert Jermain Thomas (7 de setembro de 184031 de agosto de 1866) foi um missionário cristão galês,[1] de vertente protestante, que pregou no final da dinastia Qing, na China e na Coreia . Enquanto servia como missionário na China, Thomas desenvolveu um forte desejo de trabalhar entre o povo da Coreia que, na época, estava fechada para o mundo ocidental por causa do medo do governo de influências estrangeiras. Muitos coreanos foram convertidos por missionários jesuítas católico-romanos no final dos anos 1700. Em 1866, no entanto, mais de 8.000 de cristãos foram mortos pelo governo.

Primeira visita à Coreia[editar | editar código-fonte]

O primeiro missionário protestante que se tem registro na Coreia foi o alemão Karl Gutzlaff, em 1832. À época, Gutzlaff distribuiu várias bíblias no idioma chinês para os coreanos. Thomas, pelo que se tem registro, é o segundo missionário protestante conhecido na Coreia. Durante os dois meses e meio que ficou na no país, Thomas aprendeu o máximo que pôde sobre as pessoas e seu idioma. Distribuiu folhetos e cópias do Novo Testamento em chinês (o Novo Testamento em coreano ainda não havia sido traduzido).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Robert Thomas foi casado por dois anos com Caroline Godfrey, entre 1863 e 1865. Caroline morreu após um aborto espontâneo somente quatro meses depois que chegaram em Shangai, China.

Referências

  1. «THOMAS, ROBERT JERMAIN (1840 - 1866), missionary pioneer of the London Missionary Society» (em inglês). biography.wales/. Consultado em 24 de dezembro de 2019