Rolo da massa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Rolo da massa feito em madeira.

O rolo da massa é um utensílio culinário usado principalmente para “estender” a massa de farinha, ou seja, torná-la numa folha, para fazer pastéis ou outros alimentos que levam massa. Também pode ser utilizado para triturar certos ingredientes, como alhos ou pequenas sementes, por exemplo de cominho ou coentro, fazendo assim o serviço de um almofariz.

Como o nome indica, é um rolo com cerca de 5 cm de diâmetro, originariamente de madeira, com duas pegas nas extremidades. Existem também rolos da massa de mármore e de plástico; este último pode encher-se com água fria para certas massas que são mais fáceis de estender com um rolo frio; o de mármore pode deixar-se na geladeira para o mesmo efeito.

Na falta de rolo da massa, o mesmo trabalho pode ser feito com uma garrafa lisa, embora seja mais difícil.

Este utensílio é muitas vezes apresentado, principalmente em desenhos humorísticos, como instrumento de agressão, principalmente por mulheres. Esse rolo é muito utilizado em cozinhas para amassar a massa.