Rootkit

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

===Root kit=== Trazendo desde a época em que foi criado, onde não havia conexão internet, o rootkit além de muito básico e ainda dependente de 1º uma pessoa localmente no PC vítima para efetuar então a instalação através de uma executável (windows), através de um disquete ou mp3 recentíssimo na época em questão.

Com a evolução da Tecnologia e da Informação esse pequeno verme passou disso para um devastador código que pode ser inserido facilmente ou disseminado através de links (*ex. google), com chamadas de promoção, vídeos incríveis, muitas são as formas, uma vez que este código que hoje possui "independência", uma vez que suas instruções já vem pre-configuradas, a coisa pode ser tão maléfica porque além de ele ser um "belo estelionatário", sim porque bate um papão com seu antivírus que ele nem se da conta quando o root kit já se tornou um processo dentro do seu "software" com o mesmo nome e tudo, o mesmo acontece com qualquer arquivo do sistema em que este verme se instala ele pode se tornar qualquer coisa e sem ser detectado isso é inteligência artificial!


Rootkit é um tipo de software, muitas das vezes malicioso, projetado para esconder a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir contínuo acesso privilegiado a um computador.[1]

Quando algum sistema operacional efetua um pedido de leitura de um arquivo, o rootkit intercepta os dados que são requisitados e faz uma filtragem dessa informação, deixando o sistema ler apenas arquivos não infectado. Desta forma, o antivírus ou qualquer outra ferramenta ficam impossibilitados de encontrar o arquivo malicioso.[2]

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Luísa Barwinski (1 de junho de 2009). O que é rootkit? - Saiba o que é essa ameaça antes que ela encontre o seu computador!. Tecmundo. Página visitada em 15 de janeiro de 2012.
  2. SPAM / Hackers - Que funcionalidades um rootkit pode conter?. Terra Networks. Página visitada em 15 de janeiro de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.