Roseanne (telessérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Roseanne (série))
Ir para: navegação, pesquisa
Roseanne
Roseanne (PT/BR)
Informação geral
Formato Sitcom
Género Comédia
Duração 22 minutos
Estado finalizada
Criador(es) Roseanne Barr
Matt Williams
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Matt Williams
Elenco Roseanne Barr
John Goodman
Laurie Metcalf
Sarah Chalke
Johnny Galecki
Glenn Quinn
Estelle Parsons
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC
Transmissão original 18 de outubro de 1988 - 21 de maio de 1997
N.º de temporadas 9
N.º de episódios 222

Roseanne foi uma premiada sitcom estadunidense exibida entre 18 de outubro de 1988 e 21 de maio de 1997, num total de 222 episódios, pelo canal ABC. A série teve 9 temporadas e foi estrelada pela comediante Roseanne Barr e o ator John Goodman, que retratava uma família proletária que vivia numa fictícia cidade de Lanford, Illinois, tentando sobreviver com uma pequena renda.

Em 1993, Roseanne Barr e Laurie Metcalf ambas ganharam Prêmios Emmy por suas atuações na série, Barr para Melhor Atriz e Metcalf para Melhor Atriz Coadjuvante. Metcalf também venceu em 1992 e 1994. Em 1992, Roseanne Barr e John Goodman ambos ganharam o Globo de Ouro, Barr de Melhor Atriz e Melhor Ator para Goodman. A série ganhou o Globo de Ouro de Melhor Série de Televisão - Musical ou Comédia.[1]

A série ganhou um prêmio Peabody em 1992 e prêmio People's Choice para Melhor Comédia na Televisão, em 1989. Barr ganhou cinco prêmios People's Choice adicionais para Favorite Female Performer em um novo programa de TV (1989), Feminino favorita All Around Entertainer (1990), e Programa de TV favorito Intérprete Feminino (1990, 1994 e 1995).

No Brasil foi exibida pelo canal por assinatura Multishow.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

A família era formada pela bem humorada Roseanne e pelo tranqüilo marido Dan Conners, um casal de obesos, que tentavam encontrar a melhor maneira deles administrarem suas vidas profissionais. Roseanne trabalhava numa fábrica de plástico e Dan vivia freqüentemente desempregado e fazendo alguns pequenos trabalhos. A maior parte do tempo Dan passava deitado no sofá.

Juntos sonhavam em um dia possuir seu próprio negócio e assim dar uma melhor educação para os seus três filhos: Becky, uma adolescente bastante impulsiva, Darlene uma criança bastante levada, mas muito inteligente e muito sarcástica e Dany o pequeno ingênuo e muito bem humorado e que servia de bode expiatório dos seus irmãos.

Com o andamento dos episódios, outros personagens foram sendo acrescentados como o marido de Beck chamado Mark e o namorado de Darlene conhecido como David e também um novo bebê de Roseanne e Dan que acabou chegando.

A maioria dos episódios girava em torno da educação das crianças, além de tratar freqüentemente de assuntos que faziam os executivos da rede ficar de cabelo em pé, como a masturbação do filho mais novo, o controle de natalidade da filha e cirurgia de redução do seio, assim como assuntos como homossexualismo e lesbianismo.[2]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira temporada, Roseanne teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base de 10 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 79% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 7.0, usada para avaliar a recepção do público.[3]

Referências

  1. Roseanne (em inglês) goldenglobes. Visitado em 29 de outubro de 2014.
  2. Roseanne (em inglês) TVGuide. Visitado em 29 de outubro de 2014.
  3. Roseanne (em inglês) Metacritic. Visitado em 29 de outubro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.