Rua Izahia Cecim Calixto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ruas e Avenidas de Curitiba
Bairros
Cajuru
Início
Av. J. Aderbal G. Stresser - Cajuru
Término
Linha Férrea – Cajuru
Extensão
235 metros
Denominação Anterior
não existe
Lei Orgânica e Data
Lei orgânica - n° 5279/1975
data - 17 de dezembro de 1975
Representação Gráfica

A Rua Izahia Cecim Calixto, localizada na capital paranaense, é uma homenagem ao poeta e sua família libanesa, Cecim Calixto.

A rua integra o Conjunto Residencial Mercúrio, construído em meados da década de 1970, no extremo leste da capital paranaense e pertencente ao bairro Cajuru. O conjunto foi projetado e construído pela Cohalar (Cooperativa Habitacional de Integração dos Assalariados de Curitiba) e financiado pelo antigo BNH (Banco Nacional de Habitação).[1][2]

A ”Izahia Cecim Calixto” possui uma extensão de 235 metros iniciando-se na intersecção da Avenida Jornalista Aderbal Gaertner Stresser e terminando na via férrea. Ambas as extremidades desta rua são consideradas “rua sem saída”.

Rua tipicamente residencial, a ”Izahia Cecim Calixto” é entrecortada pela Rua Deputado Acyr José que é considerada umas das principais ruas do Conjunto R. Mercúrio.

História[editar | editar código-fonte]

A ”Izahia Cecim Calixto” é a primeira e única denominação desta rua desde sua inauguração em 1976. Através da iniciativa de Ruy Carneiro Teixeira que apresentou um projeto de lei (n° 245) em 1975, o projeto foi sancionado pelo então prefeito da cidade, Saul Raiz, em 17 de dezembro de 1975 sob a lei ordinária n° 5279/1975.

Rua Izahia Cecim Calixto no Conjunto Residencial Mercúrio – rua tipicamente residencial

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CALIXTO, Cecim. A Voz do Amor. Curitiba: Ed. Juruá, 2000. 135 p.