Rupert Mayer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beato Rupert Mayer, S.J.
Estátua de Rupert Mayer
Apóstolo de Munique
Nascimento 23 de Janeiro de 1876 em Stuttgart, Alemanha
Morte 1 de novembro de 1945 (69 anos) em Munique, Alemanha
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 3 de maio de 1987 por Papa João Paulo II
Festa litúrgica 8 de maio
Gloriole.svg Portal dos Santos

Rupert Mayer foi um sacerdote jesuíta alemão, beatificado pela Igreja Católica, e que ficou conhecido como o Apóstolo de Munique.

História[editar | editar código-fonte]

Foi ordenado sacerdote em 1899. Entre 1906 e 1911 fez viagens apostólicas pela Alemanha, Suíça e Holanda e, em 1912, foi enviado a Munique. Na Primeira Guerra Mundial foi capelão militar, sendo condecorado por heroísmo com a Cruz de Ferro. Ferido na frente de batalha, onde dava assistência religiosa e espiritual aos soldados em combate, teve uma das pernas amputadas. Ficou conhecido e popular por denunciar abertamente os enganos dos comunistas e dos nazistas na Alemanha do pós-guerra.

Após a ascensão de Hitler, foi um crítico destemido do governo e da ideologia nazista. Por isto foi duas vezes preso pela Gestapo, e em 1937 foi submetido a julgamento perante o "Tribunal do Povo" e depois enviado ao campo de concentração de Orianienburg-Sachsenhausen, em 1940, aos sessenta e três anos de idade. Foi solto meses depois por temerem os nazistas que a sua morte o transformasse em mártir.

Até o final da guerra esteve confinado em um mosteiro da Ordem de São Bento, até que fosse libertado pelos aliados. Retornou à atividade sacerdotal em Munique onde sempre gozou de grande prestígio e respeito. Veio a falecer durante a missa, enquanto pregava a homilia da festa de Todos os Santos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Rupert Mayer

Dados biográficos

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.