Rynchops niger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTalha-mar
Talha-mar procurando alimento

Talha-mar procurando alimento
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Domínio: Eukariota
Reino: Animalia
Subreino: Metazoa
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Infrafilo: Gnathostomata
Superclasse: Tetrapoda
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Laridae
Rynchopidae
Género: Rynchops
Espécie: R. niger
Nome binomial
Rynchops niger
(Linnaeus, 1758)

Rynchops niger, conhecido popularmente como talha-mar ou corta-água, é uma ave da família Laridae[1] (antes Rynchopidae), ordem Charadriiformes.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

O talha-mar mede aproximadamente 50 cm de comprimento, com peso variando entre 235 g (fêmea) e 325 g (macho). Apresenta partes superiores preto-fuliginosas e a fronte, margem posterior das asas e partes inferiores brancas. O bico é, em grande parte, preto, com uma pequena parte vermelha, coloração esta presente também nos pés da ave.

Durante sua alimentação, voa rente à água com o bico constantemente aberto para a captura de peixes miúdos e camarões presentes na superfície. Pesca preferencialmente ao crepúsculo e à noite, tanto em águas claras como turvas, profundas ou rasas.

A fêmea coloca de dois a três ovos densamente manchados em uma escavação feita na areia. Possui três subespécies: R. n. niger (nidifica na costa atlântica da América do Norte e do sul da Califórnia até o Equador, no Oceano Pacífico), R. n. cinerescens (maior que a anterior, nidifica no norte e nordeste da América do Sul e na Bacia Amazônica) e R. n. intercedens (ocorre no restante da costa atlântica da América do Sul até a Argentina).

Referências

  1. Shorebirds & allies (em Inglês). IOC World Bird List. Página visitada em 16 de Setembro de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.