Basílio, o Louco por Cristo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros santos de mesmo nome, veja São Basílio (desambiguação).
São Basílio, o Louco por Cristo
Basílio, o Louco por Cristo
São Basílio, A Oração.
1994. Por Sergei Alekseevich Kirillov.
Louco por Cristo
Nascimento c. dezembro de 1469
Yelokhovo, Rússia
Morte 2 de agosto de 1552 ou 2 de agosto de 1559
Moscou, Rússia
Veneração por Igreja Ortodoxa
Beatificação Moscou
por Patriarca Jó de Moscou
Canonização 1580
Principal templo Catedral de São Basílio, na Praça Vermelha, em Moscou
Festa litúrgica 15 de agosto
Atribuições vestido em trapos ou nu
Portal dos Santos

Basílio, o Louco por Cristo ou Basílio, o Bem-aventurado (em russo: Василий Блаженный, Vasily Blazhenny) (Yelokhovo, dezembro de 1468/1469 - Moscou, 2 de agosto de 1552/1559) é um santo russo ortodoxo conhecido por sua loucura por Cristo (yurodivy).

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu servo em dezembro de 1468 ou 1469 em Yelokhovo, então nas redondezas de Moscou (e hoje dentro da cidade). Seu pai se chamava Jacó e sua mãe, Ana. De acordo com a tradição, ele teria nascido no pórtico da igreja paroquial.

Originalmente um aprendiz de sapateiro em Moscou, ele adotou um estilo de vida excêntrico baseado em pequenos roubos para doar aos pobres. Ele andava nu e carregava pesadas correntes. São Basílio também ficou famoso por repreender Ivã, o Terrível, por não dar a devida atenção ao estado da igreja (o edifício) e por seu comportamento violento para com os inocentes.

Quando ele morreu, em 2 de agosto de 1552 (ou 1557), São Macário, o metropolita de Moscou, compareceu ao seu funeral com muitos membros do clero. O próprio Ivã ajudou a carregar seu caixão até o cemitério. Basílio está atualmente sepultado na Catedral de São Basílio, em Moscou, que foi encomendada por Ivã para homenagear o santo recém-falecido.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Attwater, Donald and Catherine Rachel John. The Penguin Dictionary of Saints. 3rd edition. New York: Penguin Books, 1993. ISBN 0-14-051312-4. (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Basílio, o Louco por Cristo