Síndrome do espelho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John William Ballantyne

Síndrome do espelho, também conhecido como triplo edema ou síndrome de Ballantyne, é um tipo de pré-eclampsia, relacionada com problemas com o feto. Apresenta-se com edema, além de alta pressão arterial e proteína na urina típico de pré-eclampsia. Na maioria dos casos, o feto morre e resulta num aborto ou morte fetal, sem outros efeitos nocivos sobre a mãe.

O nome "síndrome do espelho" refere-se à semelhança entre o edema materno e a hidropisia fetal. Ela foi descrita pela primeira vez em 1892 por John William Ballantyne.[1]

Causas[editar | editar código-fonte]

Entre as causas estão problemas obstetrícios, incluindo desordens da isoimunização do Rh, infecções fetais, doenças metabólicas e malformações fetais.

Sintomas[editar | editar código-fonte]

Os sintomas são: edema, albuminúria e pré-eclâmpsia. Os sintomas fetais estão relacionados com a retenção de fluidos; a hidropisia fetal sugere a presença de uma patologia fetal possivelmente letal.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Embora o mecanismo exato do problema é desconhecido, vários autores sugerem níveis elevados de ácido úrico, anemia e baixo hematócrito sem hemólise como meios de diagnóstico.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

A cura definitiva para o problema consiste em resolver a causa subjacente, entre as causas referidas acima.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.