Sabian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
10-Inch AA Splash Cymbal

Sabian é uma marca canadense fabricante e desenvolvedora de pratos (para bateria), sendo uma das maiores do mundo junto com a Zildjian, Paiste e Meinl.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1981 em Meductic, New Brunswick, Canadá por Robert Zildjian, filho de Avedis Zildjian III, dono da marca de pratos Zildjian. A tradição da família era que o dono da companhia só passaria seus segredos para o filho mais velho, mas Avedis III deu a informação para seus dois filhos: Armand e Robert. Isso acabou gerando uma rixa na família e uma disputa legal, que acabou com Robert deixando a Zildjian para formar a rival Sabian. Ambas as companhias continuam sendo grandes rivais, estando entre as marcas mais conhecidas de pratos.

A resolução deu ao Robert a fábrica canadense, a qual era, na época, responsável por 40% da produção da Avedis Zildjian Company e de toda a linha "K" (a produção da Turquia já havia parado nessa época).

Robert formou a palavra "Sabian" a partir das primeiras letras dos nomes de seus três filhos: Sally, Billy e Andy, e inicialmente lançou duas linhas de pratos, HH e AA...!

Popularidade[editar | editar código-fonte]

Muitos bateristas, na sua maioria norte americanos, usam Sabian, entre eles estão:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.