Sagas de Islandeses

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Manuscrito da Saga de Nial (Njáls Saga), datado do século XIV.

Sagas de islandeses (em islandês: Íslendingasögur) são um grupo de sagas escritas na Islândia durante a Idade Média. Estas sagas tratam da vida e feitos de membros das famílias mais importantes da Islândia durante o período entre o descobrimento (874) até as primeiras décadas depois da chegada do Cristianismo à ilha, cerca do ano de 1000. Os textos foram escritos muito tempo depois dos acontecimentos que narram, entre os finais do século XIII e a metade do século XIV.

As Sagas de islandeses foram todas redigidas em prosa, ainda que possa haver alguns poemas intercalados no texto. O estilo das sagas é simples e direto. A ação se desenrola na antiga Escandinávia, especialmente na Islândia, Noruega e Gronelândia, com descrição toponímica muito detalhada. Os personagens principais das sagas de islandeses são antigos membros das famílias mais importantes da Islândia. O caráter dos personagens é deduzido das suas ações, uma vez que descrições psicológicas estão ausentes. As histórias giram em torno da colonização e as disputas entre os membros de famílias rivais, misturando história e velhas tradições orais.

Estas sagas são fontes inestimáveis para entender os costumes e a visão de mundo dos antigos escandinavos. Como muitos dos conflitos apresentandos são resolvidos nos conselhos anuais da antiga Islândia (chamados Althing), as sagas são também uma fonte para o entendimento do sistema legal da época.

A mais extensa das sagas de islandeses é a Saga de Njáll o Queimado (Brennu-Njáls Saga), considerada também a mais importante do ponto de vista estético e literário. Outras sagas de importância são a Saga de Egil (Egils saga) e a Saga de Grettir (Grettis Saga), entre outras.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.