Salamandridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSalamandridae
Notophthalmus viridescens

Notophthalmus viridescens
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Caudata
Família: Salamandridae
Goldfuss, 1820
Géneros e espécies
Ver texto.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Salamandridae

Salamandridae é uma família de anfíbios pertencentes à ordem Caudata. Os animais que fazem parte desta família são vulgarmente chamados de salamandras ou tritões. A distinção entre os dois termos é vaga, mas pode ser definida pela quantidade de tempo que os animais passam na água. Enquanto as salamandras passam menos tempo na água, os tritões passam cerca de 2 a 3 meses por ano. Estudos filogenéticos recentes confirmaram que os tritões são monofiléticos em relação às 'verdadeiras' salamandras. No entanto alguma confusão existe na terminologia, pois alguns animais cujo nome vulgar é salamandra (como a salamandra-de-costelas-salientes), são considerados tritões.

Em Portugal, existem duas espécies de salamandras: a salamandra-lusitânica e a salamandra-de-pintas-amarelas. Quanto a tritões, em Portugal podem ser vistos as duas espécies de tritão-marmoreado (Triturus marmoratus e T.pygmaeus), o tritão-ibérico (Lissotriton boscai), o tritão-palmado (Lissotriton helveticus) e a salamandra-de-costelas-salientes (Pleurodeles watl).

No Brasil são conhecidas cinco espécies de salamandras: Bolitoglossa paraensis , Bolitoglossa altamazonica , B. caldwellae sp. nov., B. madeira sp. nov. e B. tapajonica sp. nov. [1]

Classificação[editar | editar código-fonte]

Família Salamandridae

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Salamandridae
Ícone de esboço Este artigo sobre anfíbios caudados, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página