Santa Maria del Divino Amore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santa Maria do Divino Amor
Santa Maria del Divino Amore
Santa Maria del Divino Amore
Vista da igreja
Início da construção século VIII
Fim da construção 1729
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 54' 11" N 12° 28' 35" E

Santa Maria del Divino Amore ou Igreja de Santa Maria do Divino Amor é uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Campo de Marte, na vicolo del Divino Amore. É dedicada atualmente a Nossa Senhora. Era conhecida antigamente como Santi Cecilia e Biagio ou Igreja dos Santos Cecília e Brás.

É parte da paróquia de San Lorenzo in Lucina.

História[editar | editar código-fonte]

O nome de Santa Cecília tem origem numa duplicidade de uma tradição errada segundo a qual a igreja teria sido construída sobre a casa da santa do Trastevere, no porão da qual ela pregava. Na realidade, o mais antigo documento a fazer referência a esta igreja é uma inscrição numa lápide de mármore, encontrada no século XVII sob altar, que diz: "Hec est domus here orabat Sancta Cecilia MCXXXI consacravit" ("Esta é casa onde pregou Santa Cecília, consagrada em 1331").

Em 1575, a igreja foi entregue aos cuidados da guilda dos fabricantes de colchões, que emendaram o antigo título acrescentando São Brás, seu padroeiro. No pontificado do papa Bento XIII, a igreja foi completamente reconstruída com base num projeto de Filippo Raguzzini (1729).

Em 1802, o papa Pio VII entregou a igreja para a Confraria do Divino Amore (moderna "Arquiconfraria do Santíssimo Sacramento e da Madona do Divino Amore"), que tem sua sede no local e da qual deriva o nome atual da igreja.

Da igreja medieval resta a torre sineira, do século XI. O interior é composto por uma nave única, coberta por uma abóbada de berço afrescada no século XIX.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Armellini, M. (1891). Le chiese di Roma dal secolo IV al XIX (em italiano). Roma: [s.n.] p. 336 
  • Hülsen, Christian (1927). Le Chiese di Roma nel Medio Evo (em italiano). Florença: [s.n.] p. 228-229 
  • Rendina, Claudio (2000). Newton & Compton Editori, ed. Le Chiese di Roma (em italiano). Roma: [s.n.] p. 90. ISBN 978-88-541-1833-1 
  • Quercioli, M. (2000). I rioni e i quartieri di Roma. Rione IV Campo Marzio (em italiano). 1. Roma: Newton & Compton Editori. pp. 264–334 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santa Maria del Divino Amore