Santa Maria della Neve al Colosseo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santa Maria das Neves
Santa Maria della Neve
Santa Maria della Neve al Colosseo
Fachada
Estilo dominante Barroco
Arquiteto Francesco Fontana
Início da construção século XVII
Fim da construção 1607
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 33" N 12° 29' 25" E

Santa Maria ad Nives, conhecida também como Sant'Andrea de Portugallo, é uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Monti, na esquina da via del Colosseo com a via del Cardello. É dedicada a Nossa Senhora das Neves[1]. A obscura igreja de Santa Maria de Arcu Aureo é provavelmente a mesma igreja ou uma outra que ficava em frente[2].

História[editar | editar código-fonte]

Sua origem é obscura. Segundo Armellini[3], esta igreja foi mencionada pela primeira vez no século XII, foi igreja paroquial e depois um simples benefício do cardeal-presbítero de São Pedro Acorrentado. Igualmente obscuro é seu nome: ela é conhecida como Sant’Andrea de Tabernula e Sant'Andrea de Portugallo. Sobre a origem, escreveu Armellini:

Sobre a origem do nome obscuro da igreja, podemos inferir com alguma razoabilidade que é uma referência a "ad busta gallica", citado por Varrão. Na época do papa Inocêncio III, o local ainda era chamado de in Gallicis; na Idade Média, chamavam-na de de arcu aureo, denominação esta que se estendia ainda para as ruínas do Fórum de Augusto e do Fórum de Domiciano. Ela estava anexa a um mosteiro e está entre aquelas que, no século XII, foram dadas como benefício simples do presbítero.
 

Em 1607, o edifício foi entregue à Universidade dei Rigattieri, que reconstruíram-no às suas próprias custas. Não se sabe ao certo o responsável pela nova igreja, no estilo barroco de Francesco Fontana. Depois da ocupação napoleônica de Roma, a igreja foi entregue à Confraria de Santa Maria della Neve e recebeu seu nome atual.

O interior é composto por uma nave única e pinturas do século XVII: no altar da direita, "Batismo de Cristo", no altar-mor, "Anunciação" e no altar da esquerda, "São Francisco e Santa Clara".

Atualmente é uma igreja subsidiária da paróquia de Santa Maria ai Monti e o local de oração da Comunidade de Sant'Egidio.

Referências

  1. «Sant'Andre de Portugallo» (em dinamarquês). Annas Rom Guide 
  2. «Santa Maria de Arcu Aureo» (em dinamarquês). Annas Rom Guide 
  3. a b M. Armellini, Le chiese di Roma dal secolo IV al XIX, p. 142

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Armellini, M. (1891). Le chiese di Roma dal secolo IV al XIX (em italiano). Roma: [s.n.] p. 142 
  • A. Manodori, Rione I Monti, in AA.VV, I rioni di Roma, Newton & Compton Editori, Milano 2000, Vol. I, pp. 36–130 (em italiano)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santa Maria della Neve al Colosseo