Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
Interior do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
Nomes anteriores Igreja Matriz de Vila Viçosa
Nomes alternativos Solar da Padroeira
Tipo
Religião Igreja Católica
Diocese Arquidiocese de Évora
Sacerdote D. José Francisco Sanches Alves
Património Nacional
DGPC 74227
SIPA 20204
Geografia
País Portugal
Cidade Conceição, Vila Viçosa
Coordenadas 38° 46' 10" N 7° 24' 05" O

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, também referida como Igreja Paroquial de Vila Viçosa, Igreja de Santa Maria do Castelo ou Igreja de Nossa Senhora da Conceição, é uma igreja e santuário mariano situado em Vila Viçosa, no Alentejo, em Portugal.[1]

O templo, que é simultaneamente Igreja Matriz de Vila Viçosa, e também é conhecido como Solar da Padroeira por nele se encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal, fica situado dentro dos muros do castelo medieval da vila, não se podendo porém precisar a data exacta da sua fundação, sendo que a existência da matriz é já assinalada na época medieval.

O edifício actual resulta da reforma levada a cabo em 1569, em pleno reinado de D. Sebastião de Portugal, sendo um amplo templo de três naves, onde o mármore regional predomina como material utilizado na construção.

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1944.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Segundo a tradição, a igreja, denominada de Nossa Senhora do Castelo e consagrada a Nossa Senhora da Conceição, foi fundada pelo Condestável do Reino, D. Nuno Álvares Pereira, após a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota (1385) contra os castelhanos. A imagem da padroeira, que ainda se encontra actualmente no santuário, foi oferecida pelo mesmo condestável, que a adquiriu em Inglaterra.

A mesma imagem teve a honra de, por provisão régia de D. João IV de Portugal, referendada em cortes gerais, ter sido proclamada Padroeira de Portugal, em 25 de março 1646. A partir de então, não mais os monarcas portuguesas da Dinastia de Bragança voltaram a colocar a coroa real na cabeça.

A notável imagem, em pedra de ançã, encontra-se no altar-mor da igreja, estando tradicionalmente coberta por ricas vestimentas (muitas delas oferecidas pelas Rainhas e demais damas da Casa Real).

Ainda em 6 de Fevereiro de 1818 o rei D. João VI de Portugal concedeu nova benesse ao Santuário, erigindo-o cabeça da nova Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, agradecendo à Padroeira a resistência nacional às invasões francesas.

Neste Santuário Nacional estão sediadas as antigas Confrarias de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e dos Escravos de Nossa Senhora da Conceição.

O Papa João Paulo II visitou este santuário mariano durante a sua primeira visita a Portugal, em 14 de maio de 1982.

Importância nacional e regional[editar | editar código-fonte]

Realiza-se uma grande peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa que se celebra todos anos a 8 de dezembro, dia da solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira Principal de Portugal.

Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa foi também declarada padroeira da Arquidiocese de Évora.

É pároco deste santuário, desde 2 de outubro de 2011, o Padre Francisco Hipólito Santanita Machado Couto.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa

Ligações externas[editar | editar código-fonte]