Sarabanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Sarabanda (do francês sarabande, por sua vez derivada do espanhol zarabanda) é uma dança em compasso ternário (geralmente 3/4 ou 3/2) e andamento lento. Antiga dança popular da Espanha e suas colônias. Tornou-se uma dança processional lenta quando chegou à corte francesa, no século XVII. Chegou ao Brasil em meados do século XIX, com a vinda da corte portuguesa. Segundo Mestre Júlio Faitão, Sarabanda é uma Localidade do Norte da Guiné, um ex-território do Império Português, donde deve ter Origem a Forma Musical Sarabanda, recolhida pelos Missionários Portugueses aquando da Era da Evangelização, levada a cabo pelos Marinheiros do reino de Portugal.[carece de fontes?]