Sarará (termo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados do nome, veja Sarará.

Sarará é como, no Brasil, são chamados os mestiços de brancos e negros cuja principal característica é a presença de cabelos crespos, loiros ou ruivos, e pele clara, bem como aos filhos de negros nascidos com albinismo, chamados especificamente de sarara-miolos.[1][2] O termo originalmente provém do tupi e designa uma formiga vermelha de asas (muito provavelmente em referência à formiga lava-pés, que emerge a luz nos dias de sol depois das chuvas).

Sarará era o descendente de africano de pele clara, cabelo crespo e amarelado, com olhos claros. Sarará miolo designava o mesmo que sarará, mas quase albino.[2]

No folclore[editar | editar código-fonte]

Para Luís da Câmara Cascudo, o termo sarará designa apenas o “mulato alvacento, de cabelos vermelhos”, abstraindo o loiro, sendo o termo uma analogia com a formiga de mesmo nome, por sua cor avermelhada.[3]

Na música[editar | editar código-fonte]

O cantor baiano Gilberto Gil, em sua canção “Sarará Miolo”, diz: Sara, sara, sara cura / Dessa doença de branco / De querer cabelo liso / Já tendo cabelo louro / Cabelo duro é preciso / Que é para ser você crioulo.

A letra refere-se ao mestiço arruivado que, em Salvador, seria assim chamado.[4] Na letra, Gil estaria ainda fazendo uma referência à ave saracura, espécie de galinha-d'água que tem por hábito ficar sobre uma perna – tal como os mestiços, que buscariam apoiar-se em somente uma de suas origens raciais –, a branca. Cura, nesse caso, seria referência à “doença de querer ser branco”, ressaltando que no mestiço há presença marcante dos traços negros, como as feições e o cabelo crespo, apesar do cabelo e olhos claros.[4]

A cantora Sandra de Sá fez sucesso em 1982 com a canção “Olhos Coloridos”, do compositor Macau,[5] que retrata bem a situação de percepção racial branca na sociedade brasileira: A verdade é que você / Tem sangue crioulo / Tem cabelo duro / Sarará, sarará / Sarará, sarará / Sarará crioulo…

Outro uso do nome na música, para indicar apenas a característica física, é encontrado na letra “Sara Sarará”, do conjunto baiano Chiclete com Banana, em que apenas a característica física serve de associação do nome feminino Sara. Outra forma de identificação pessoal é a letra de “Os Meninos da Mangueira”, de Rildo Hora e Sérgio Cabral, em que o Papai Noel é descrito como “um mulato sarará / Primo-irmão de Dona Zica”.

Referências

  1. Dicionário Aurélio, verbete Sarará.
  2. a b Da redação (1998). Revista Veja. [S.l.]: Editora Abril. pp. 22–25 
  3. CÂMARA CASCUDO, Luís da. Dicionário do Folclore Brasileiro, verbete Sarará
  4. a b "Gilberto Gil", Literatura Comentada, por Fred Góes. Abril Educação, São Paulo, 1982
  5. Biografia da cantora, acessado em janeiro de 2009
Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.